Crítica: ‘Síndrome do isolamento em casa’ no k-drama “Flower Boys Next Door”

Criado por -

Flower Boys Next Door é um k-drama sul-coreano da tvN, exibido originalmente em 2013. Baseado no webtoon de Yoo Hyun-sook intitulado “I Steal Peeks At Him Every Day”.
 


 

No drama Park Shin Hye, interpreta Go Dok Mi, uma Rapunzel moderna, que se tranca em seu apartamento de número 402 e vive uma vida solitária. Tendo uma vida rotineira por escolha, ela só sai quando não tem nenhuma outra opção.
 

Dok Mi se apaixona à primeira vista por Han Tae Joon (Kim Jung-San) que, por ironia do destino, é seu vizinho, e mora no prédio em frente ao seu. Ela acaba criando o hábito de espioná-lo todos os dias e, também copiar alguns de seus costumes. Tudo muda em sua vida quando rapazes bonitos se tornam seus novos vizinhos e, ela acaba sendo descoberta.
 

Oh Jin-Rok (Kim Ji-Hoon) vive no apartamento #401 com seu assistente Dong-Hoon (Ko Gyung-Pyo). Ele é um escritor de webcomics e começa a escrever seu novo quadrinho observando Ko Dok-Mi sem que ela saiba. Há também o prestativo chefe de cozinha japonês Watanabe (Kouki Mizuta), que se mudou para o apartamento ao lado de Ko Dok-Mi. E por último Enrique Geum (Yoon Si-Yoon), amigo de Han Tae Joon por quem Dok Mi tem um amor platônico. Ele é um bem sucedido diretor criativo, que acabou de chegar da Espanha e passa a morar no apartamento de seu amigo. Ao perceber o grande problema de Go Dok Mi, ele decide tirá-la de dentro da “torre de seu castelo” a todo custo.
 

Com 16 episódios, entre 44 e 52 minutos cada, o drama é ambientado quase que totalmente dentro do complexo de apartamentos, o que não interfere em nada no andamento da história. A mudança na vida rotineira de Dok Mi é o principal ponto do drama. Leve e divertido “Flower Boys Next Door” nos ensina uma grande lição: É de extrema importância que além de darmos valor aos nossos sentimentos, façamos o mesmo pelo outro. Que o tentar ajudar, é muito melhor que simplesmente o julgar.
 

A protagonista sofre de uma síndrome da vida real, conhecida como síndrome do isolamento em casa (Hikikomori). O Dr. japonês Tamaki Saito cunhou o termo Hikikomori no ano 2000 para descrever as pessoas que se isolam e ficam afastadas totalmente do convívio social lá no Japão. A pessoa se isola de tal forma, que é como se estivesse presa em sua casa. Parece uma escolha da pessoa simplesmente parar de sair. Porém, no fundo, pode também não ser uma escolha consciente, ou seja, a pessoa prefere não sair de casa, mas, em certo sentido, também pode não conseguir.
 

O drama é a terceira parte da série da tvN “Flower Boy”. Em 2011 foi lançado Flower Boy Ramen Shop e, em 2012 Shut Up Flower Boy Band. Os enredos e personagens não têm relação uns com os outros, mas cada drama tem um tema “Flower Boy”. O termo Flower boy é muito utilizado na Coreia do Sul para dizer, basicamente, que um homem é muito bonito e charmoso, que cuida da sua aparência.
 


#Séries   ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!