A rotina de uma “Agência Improviso”

Criado por -

O dorama Agência Improviso (Ready for Start) retrata o cotidiano da agência de publicidade JILPOONG WORLDWIDE e de seus funcionários em um ambiente altamente competitivo. Possui apenas uma temporada com 12 episódios bem curtos.

 

O jovem protagonista Kim Byun Chul é um estagiário esforçado e ingênuo, que sofre bullying diariamente na agência. Agressões físicas e verbais são constantes no trabalho, mas são mostradas na série de maneira exagerada, caricata e bem-humorada. Sem se importar muito com essas agressões, ele tenta o tempo todo agradar a equipe e se firmar na agência.

 

sofrendo bullying
O protagonista sofrendo bullying.

 

Os publicitários

 

Do núcleo da agência é abordado a vida de alguns personagens. Do Diretor Jo Hyun Chul que tem que administrar a rotina conturbada da agência junto à vida com sua esposa. Do seu Chefe adjunto Park Pal Man e do competitivo publicitário Song Chin Sam que mais fazem bullying com o Kim Byun Chul, porém enxergam nele um grande potencial. O único personagem que não tem a sua história trabalhada é a publicitária Min Joo, pois em nenhum momento é mostrado traços da sua vida tanto profissional quanto pessoal.

 

agência improviso
Os personagens da série.

 

O dia a dia de uma agência

 

A guerra dentro de uma agência, disputa de egos inflados, rasteiras entre os colegas, relação com clientes exigentes, noites mal-dormidas devido ao excesso de job, disputa acirrada de contas entre agências, entre outros acontecimentos corriqueiros muito comuns numa agência são abordados na série.

 

Sem citar o familiar “cerão” da profissão. Ter que passar o final de semana trabalhando porque um cliente não aprovou a campanha e pediu as tão temidas revisões.

 

A cultura oriental

 

A série apropria-se dos elementos fantasiosos dos animes e dos mangás como: efeitos visuais, expressões faciais e corporais exageradas para retratar o cotidiano da agência. Muito comum onde tais elementos fazem parte do dia a dia dos orientais (japoneses e coreanos), como ler mangás e assistir animes, e estão intrínsecos e enraizados na sua cultura. Inclusive, o próprio começo e término de cada episódio são compostos de partes de uma história em quadrinhos ou manhwa, como é chamado o mangá coreano.

 

agência improviso
Kim Byun Chul revoltado com tanto bullying.

 

A propaganda oriental (do Japão e Coreia do Sul) é conhecida por suas ideias e execuções chocantes; sua ousadia, irreverência, seu humor e criatividade únicas. Para muitos ocidentais pode parecer bizarro e incompreensível, mas acredito que também achariam o mesmo da nossa propaganda. Veja em seguida alguns exemplos de como a cultura deles é bastante distinta da nossa, e de como isso reflete na sua publicidade.

 

 

 

 

Apesar de ser uma série com veia cômica e recheada de momentos nonsense, ela retrata em algumas cenas dramáticas as dificuldades do protagonista de estudar para entrar na faculdade e depois de conseguir um emprego. Há momentos pontuais que levam à reflexão, principalmente do personagem Lee Il Soo, que é veterano e respeitado no mercado, mas corre o risco de ser demitido do emprego por ser considerado velho e defasado no atual cenário da publicidade.

 

Agência Improviso mesmo sendo tão curta e não ter tempo de desenvolver com profundidade a história e seus personagens, tem um tempo perfeito para o que ela se propõe a contar. É recomendada para profissionais de comunicação, bem como àqueles que curtem uma boa dose de humor e drama à la oriental em meio a séries ocidentais com a mesma temática.

 

Aproveite a série na Netflix.

 

Crédito dos vídeos ao site Propagandas Históricas.


#Séries   ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!