Conheça tudo sobre o Almanaque Guará

Criado por -

A Guará é uma iniciativa de artistas nacionais focada em um universo brasileiro. Já atuante no mercado com lançamentos de quadrinhos digitais e participações frequentes em eventos online, agora ela parte em uma nova empreitada, o ALMANAQUE GUARÁ.
 

O Almanaque é uma publicação impressa mensal, de mais de 110 páginas, capa cartonada,  com 3 histórias originais – SANTOS, ECOS E CIDADÃO INCOMUM – uma independente – SEGUNDO TEMPO – , fanart, tirinhas e muito mais. Os assinantes podem optar por planos mensais, de meia temporada, ou temporada completa. Além do almaque terão brindes, vantagens e sorteios exclusivos. (Assine aqui )
 


 


 

Para conhecer mais sobre o Almanaque Guará, conversamos com o editor-chefe Rapha Pinheiro: 
 

Como surgiu a ideia do Almanaque Guará?
 

Sentimos falta de quadrinhos baratos no brasil hoje em dia. Crescemos lendo gibi de banca e percebemos uma mudança no leitor e produtos oferecidos hoje. O público que lia quadrinho barato na banca cresceu e agora compra quadrinhos de luxo pra voltar à estante, né? Não tem nada de errado com isso, o problema é SÓ termos isso. Se continuar dessa forma, não renovamos o público e vamos parar de ter leitores de quadrinhos em algumas décadas.  Precisamos de uma alternativa barata e acessível para as novas gerações, que chegue nas escolas e converse com públicos em potencial já que o Brasil é enorme e temos muitos jovens que poderiam estar lendo também. Claro que também queremos alcançar o leitor mais velho que virou colecionador, por isso o Almanaque tenta alcançar essa vibe retro anos 90, para cativar a nostalgia da galera que coleciona ao mesmo tempo que preenche esse vácuo de mercado de quadrinhos acessíveis.
 

Como foi feita a seleção das obras que compõem o almanaque?
 

Esse processo é bastante complicado e não tem uma resposta certa. Cada caso é um caso. Alguns títulos como Santo são personagens nossos e que buscamos investimento para produzir. Temos situações como Ecos onde a Elements Gaming financiou a produção, visto que estamos criando um mundo baseado nos produtos deles (depois dá uma conferida nas cadeiras gamer dos caras). Temos também casos como o Cidadão Incomum, onde o autor entrou em contato com um projeto quase pronto e achamos tão legal que abraçamos e trouxemos pra casa. Vocês vão ver que temos ainda outros casos diferentes que vão aparecer ao longo dos meses. O que a gente consegue resumir de tudo isso é que estamos de olho na cena e, tendo potencial, vamos tentar fazer acontecer. Ah sim, todos os títulos são de aventura! Essa é a cola do nosso Almanaque.
 

O que os leitores podem esperar do Almanaque Guará?
 

Acho que o ponto principal aqui é a qualidade das histórias. Tem o preço bom, a vibe anos 90, o sorteio do PS5… mas tudo isso são formas de atrair leitores para o que realmente importa: as histórias. Estamos com artistas de qualidade internacional, todos comprometidos com a entrega de quadrinhos de excelência. Queremos criar uma cultura de consumo dos nossos personagens, com a galera especulando quem vai fazer o que na próxima edição, assim como vemos com as franquias lá de fora. Ah, claro, e muitos easter eggs!
 


Saiba mais sobre cada quadrinho: 

 

SANTO #1. Roteiro de Alex Mir, desenho e arte-final de Dilacerda e cores de Mateus Manhanini. 
 

Nem todos usam a religião para o bem. Acompanhe Salvador e Seu Zé em uma guerra contra os mercadores da fé, criaturas fantásticas e entidades perigosas nessa série cheia de mistério e sincretismo. ECOS #1. Roteiro de Lauro Kociuba, desenho de Rapha Pinheiro, arte-nal de P.R.Soliver e cores de Vitor Wiedergrun. Será que seus sonhos são reais? Em Ecos, seguimos a jornada de Kenneth e Alev na procura de um mundo melhor, longe da desolação dessa cidade pós-apocalíptica conhecida como A Torre. 
 


 

ECOS #1. Roteiro de Lauro Kociuba, desenho de Rapha Pinheiro, arte-final de P.R.Soliver e cores de Vitor Wiedergrun.
 

Será que seus sonhos são reais? Em Ecos, seguimos a jornada de Kenneth e Alev na procura de um mundo melhor, longe da desolação dessa cidade pós-apocalíptica conhecida como A Torre.
 


 

CIDADÃO INCOMUM #1. Roteiro, desenho, arte-nal e cores de Pedro Ivo. 
 

Histórias de super-heróis são legais, até acontecer com você. Entenda o que se passa na cabeça de Caliel, o super-herói paulistano conhecido como Cidadâo Incomum, enquanto ele luta contra criminosos, suas inseguranças e uma organização que não parece muito bem intencionada. 
 


 

SEGUNDO TEMPO#1. Roteiro de Alex Mir e arte de Marcelo Costa.
 

 Acompanhe o Trinta de Junho, time da primeira divisão do Campeonato Paulista, na sua luta para fugir da zona de rebaixamento e continuar na elite do futebol. A situação é tensa e, Telma, a presidente do clube, corre o risco de perder o cargo. 
 


#Quadrinhos  


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!