Da web para a estante: Samanta Flôor compartilha os bastidores de “A Canção Fantasma”

Criado por -

“Uma comédia sobre duas pessoas tentando encontrar seus passados… algo assim.” Era assim que Samanta Flôor descrevia a jornada de Ada e o fantasma Zeca à época do início de seu lançamento online, quando o nome da história era A Canção de Ada. Anos depois, a história ganha uma publicação impressa, um novo título — A Canção Fantasmae uma conclusão.
 

“Essa descrição ainda se aplica, um dos temas principais do quadrinho é essa busca pelas próprias memórias, pela identidade através das nossas histórias pessoais. Zeca não tem memória de quem é, e Ada não consegue encarar o passado por causa de um trauma, eles se completam dessa forma”, contou Samanta Flôor em entrevista exclusiva ao Mais QI Nerds.
 


 

A Canção Fantasma conta a história de Ada, uma menina órfã que vive com a avó. Certo dia, ela rouba uma caixinha de música e dela surge um fantasma. Sem memória, ele desconhece o próprio nome e assim acaba recebendo um da garota: Zeca. Juntos, eles passam por uma jornada em busca da própria identidade, entre muitos desafios. “Ao ajudar o fantasminha a encontrar as próprias memórias, Ada vai fazendo as pazes com o passado dela também. Memória e amizade são os principais temas da história.”
 

“Eu sempre me interessei por memórias, sempre fui apaixonada por fotos antigas, lugares abandonados, esquecidos, por histórias de família. As nossas memórias e histórias pessoais nos definem, aí fiquei imaginando como seria alguém sem memórias e pensei num fantasminha genérico: um lençol com carinha”, revelou Samanta.
 

 

Lançado pela DarkSide Books, A Canção Fantasma é o maior quadrinho lançado por Samanta até então — pouco mais de 300 páginas. A quadrinista aponta dois nomes como os responsáveis por trazer a história ao formato físico. “Foi com a Raquel Moritz e o Lielson Zeni. Eles leram o quadrinho online e me propuseram levar a HQ para a editora e eu nem precisei pensar muito, topei na hora. Foi um estímulo extra pra finalmente terminar esse projeto!”
 

Além de tatuadora, Samanta Flôor tem uma longa carreira nos quadrinhos infantis, seja como roteirista ou ilustradora — dentre os livros publicados estão O Astronauta de Pijama, Masha e o Urso e A Menina Feita de Sonhos. “Eu amo livro infantil, amo desenhar pra crianças, é o meu tipo de trabalho preferido de ilustração. Tem muita liberdade pra criar. E é muito legal quando uma criança realmente curte o teu trabalho: elas são muito sinceras, não mentem pra agradar, rs”.
 

Marco na carreira de Samanta Flôor, A Canção Fantasma explora as diversas possibilidades das narrativas infantis, mas com a coragem de tocar em temas profundos, tal como luto e bullying. Ao fim, o quadrinho entrega uma história sensível sobre encontrar nosso lugar no mundo — e no além-mundo.


#Quadrinhos   ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!