Entrevista: Criação e influências de Clara Carvalho na webcomic Red Oni

Criado por -

Um desenho aleatório sobre um guerreiro com uma máscara fundida à cabeça fez com que a quadrinista Clara Carvalho começasse a desenvolver o que acabaria se tornando a webcomic Red Oni
 

Na trama, uma serva imperial é jogada de um penhasco para morrer. E em seus últimos momentos, conhece uma entidade que pode ajudá-la em sua busca por vingança, contanto que ela passe a servi-lo.
 

“Red Oni surgiu como fruto de uma frustração que me segue desde a adolescência: a de nunca ter terminado um projeto de gibi. Eu sempre quis desenhar quadrinhos desde criança, e ao longo dos anos, eu criava personagens e histórias que acabavam sendo ambiciosas demais pra conseguir escrever e desenhar tudo sozinha. Então, ano passado veio a ideia: eu quero criar algo curto e simples (pelo menos narrativamente), que eu me divirta ao máximo produzindo”, contou Clara em entrevista exclusiva ao Mais QI Nerds. 
 

Anterior à Red Oni, a quadrinista estava desenvolvendo uma história sobre uma mulher que descobre um vilarejo amaldiçoado habitado por animais antropomórficos e que todo humano que a encontrasse acabava morrendo tragicamente, mas por conta da dificuldades no roteiro e na escolha da estética, ela acabou abandonando.
 


 

A webcomic está sendo publicada em capítulos. Clara revelou ter a trama geral toda já planejada, apesar de revisões e reedições a cada parte lançada. “Desenvolvo a narrativa em prosa com diálogos, depois separo os parágrafos por páginas e aí eu parto pras thumbnails. São esboços relativamente rápidos e pequenos, feitos no papel, que aí são digitalizados. Depois desenho os quadros, os balões e a tipografia, tanto em português quanto em inglês. E finalmente, a parte mais demorada: arte final. Nessa fase eu vou desenhando uma página por vez. Termino a arte final, aplico as retículas dos tons de cinza e sigo pra próxima página, até ter 10 a 15 páginas prontas.”, contou a quadrinista sobre o processo. 
 

Ela ainda disse que a cada capítulo há um novo aprendizado e que como divide o projeto com encomendas de desenho, o tempo para a elaboração de cada parte se estende. “Red Oni é um projeto de paixão que eu faço no meu tempo livre, mas seria ótimo poder trabalhar com gibis 100% do tempo! A meta é manter a história dentro dos 20-30 capítulos, e se puder, fazer dois compilados impressos, mas ainda tem muito chão pela frente e muito gibi pra desenhar. Por enquanto eu não tenho nada planejado em questão de projetos. Estou fazendo de tudo pra Red Oni ser o mais conciso possível porque histórias grandes demais são o pior inimigo de criadores iniciantes”
 

Entre as maiores influências que inspiraram Red Oni, Clara revelou serem em sua maioria visuais. “Eu adoro as artes oficiais do jogo Okami, e essa marca estética me segue até hoje. Outras influências vêm desde filmes como Mad Max Fury Road, Kung Fu Panda, séries como The Mandalorian, até jogos como Okami e Asura’s Wrath. Pra mim as melhores histórias são as que são simples mas que têm ótima execução, com foco em narrativa visual, e quero conseguir chegar nesse nível um dia através do gibi!”. 
 


 

Paralelamente à webcomic, a quadrinista ainda está desenvolvendo um novo projeto com um amigo, sobre uma menina gato e seu mentor semideus, que fala sobre os mesmos temas de relação com o desconhecido, mas com um tom mais animado e divertido. “É um projeto muito especial pra mim, mas justamente por ser longo e complicado demais, vai ser algo que eu vou desenvolvendo aos poucos enquanto Red Oni é postado”.
 

A webcomic Red Oni está disponível na plataforma Tapas. “Ainda tenho muito a desenhar, mas esse é um gibi de luta sobre a ligação entre humanidade e divindade, o que fazemos com poder, e como podemos usar a raiva que sentimos com as injustiças do mundo pra algo bom. Isso tudo de forma muito fantasiosa, mas esse gibi anda me ajudando muito a externalizar esse sentimento, tanto na escrita quanto no desenho.”, completou Clara. 
 


#Quadrinhos   ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!