Conheça Norte em Quadrinhos, projeto de Sâmela Hidalgo

Criado por -

Não é de hoje que se discute a descentralização da produção cultural de quadrinhos no eixo Sul-Sudeste, sendo a região que mais promove eventos e cujas maiores editoras se estabelecem. Pensando nisso, a assistente de edição de quadrinhos, podcaster e nortista Sâmela Hidalgo criou o projeto Norte em Quadrinhos, cujo objetivo é dar maior visibilidade para artistas da região Norte, promovendo seus trabalhos na internet através de lives. 
 

Em entrevista exclusiva ao Mais QI Nerds, Sâmela contou que a ideia do projeto surgiu durante a Comic Con Experience de 2016.Eu senti uma enorme falta de ver pessoas do Norte ali. Acho que encontrei somente 3 artistas nortistas. E quando subi no palco do auditório no painel “Furiosas”, e enquanto eu falava sobre eu mesma ser uma mulher nortista e profissional do mercado, me veio a súbita ideia de tentar fazer alguma coisa que ajudasse pelo menos um pouquinho nisso.”
 

Inicialmente feitas no Instagram, as lives migraram para o YouTube, por conta do tempo ilimitado e maior organização. Essa é apenas uma das novidades do projeto que almeja movimentar a cena dos quadrinhos do Norte de diferentes formas. “Tenho muitas ideias para pôr em prática, uma delas é uma lojinha virtual que tenha os quadrinhos desses artistas todos em um lugar só pra facilitar a compra e venda desse material. Estou analisando ainda como projetar isso”, revelou Sâmela. “O projeto está tendo bastante aceitação tanto dos artistas quanto do público. E também está rendendo parcerias e ajudando a movimentar a cena”
 

Sobre a escolha dos artistas participantes, ela confessou que a lista está em constante crescimento desde o começo do projeto. “Sempre que algum artista ou leitor me indica um quadrinista, eu acrescento nessa lista. Também fico de olho nas artes que estão sendo postadas nas redes e estou sempre procurando por artistas novos, principalmente em alguns estados do Norte que ainda não tenho nenhum contato. Recentemente encontrei um quadrinista de Tocantins e ele me indicou mais outros: então procuro eles nas redes, olho os desenhos e acrescento na minha lista. Tento fazer uma escala como: uma pessoa de cada estado, escala de artista masculino e artista feminina, ou de algum outro gênero – caso tenha”, disse.
 

Para não perder as lives, se inscreva no canal e siga as redes sociais da Sâmela e do Norte em Quadrinhos.
 


#Quadrinhos   ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!