“Pão Francês”: Aline Zouvi mostra diferenças culturais entre Brasil e França de forma bem humorada

Criado por -

O novo quadrinho de Aline Zouvi, Pão Francês, reflete de forma bem humorada as diferenças culturais entre o Brasil e a França.
 

A ideia do Pão Francês veio de uma vontade que sempre tive de fazer zines sobre viagens e sobre relações interculturais, sobre as descobertas que fazemos quando conhecemos outras culturas, que sempre rendem boas histórias. Eu sempre quis fazer alguma HQ sobre o meu interesse pela cultura irlandesa e pela cultura francesa, e acabei falando antes sobre a cultura francesa, aproveitando um diário de viagem que eu tinha feito recentemente. Eu definiria o Pão Francês como uma mistura entre quadrinhos e diário desenhado de viagem, mistura essa, que reflete um pouco sobre a relação cultural entre o Brasil e a França, de um jeito descontraído, sem buscar muitas respostas”, contou Aline ao Mais QI Nerds, em entrevista exclusiva. 
 

Apaixonada pela cultura francesa desde adolescente, ela se valeu ainda de suas experiências como professora do idioma e de suas viagens para Estrasburgo como inspiração para a criação da HQ, lançada pela Editora Incompleta. “Esse meu interesse passou por várias áreas da minha vida – desde entretenimento, devido ao meu interesse pela língua, literatura e pelo cinema francês até a vida profissional, o que me permitiu também aprofundar um pouco os meus estudos desta cultura e alimentar meu interesse por ela, dividindo-a com os outros nas aulas que dei”, disse Aline. 
 


 

A quadrinista, cujos trabalhos recentes são as coletâneas “Mulheres e quadrinhos” (Editora Skript), “Quadrinhos Queer” (Editora Skript) e “Segunda-feira eu paro”, uma coletânea de quadrinhos sobre vícios, organizada por Carlos Jenisch, revelou que está trabalhando em uma narrativa mais longa, mas não contou detalhes. Quando perguntada sobre uma possível publicação de Pão Francês na França – afinal, fala sobre as duas culturas – ela diz ainda não ter resposta – “depende, se algum editor se interessar”. 
 

Editeurs français, attention ici!


#Quadrinhos  


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!