Resenha: O Primeiro, de Cristina Pezel e Rapha Pinheiro, explora a infância de Vorten

Criado por -

O Primeiro, quadrinho com roteiro de Cristina Pezel e artes de Rapha Pinheiro, mostra o passado do vilão da duologia O Mundo de Quatuorian.
 

Baseado em um conto que serve como prólogo para o segundo volume da duologia, o spin-off apresenta as motivações e fatos da conturbada infância de Vortem que o levaram a ser o cruel antagonista da história.
 

Ambientado nas Terras de Vintária, no além-mar ao sul de Quatuorian, O Primeiro conta como Vorten, ainda menino, sofreu com a indiferença do poderoso pai e com os maus tratos do irmão mais velho. Para fugir disso tudo, ele começa a fazer pequenas viagens solitárias explorando vilarejos, montanhas e vales nas redondezas. Em uma dessas, acaba descobrindo algo sinistro.

 


 

Definido como Livro-HQ, ao ler, é possível entender perfeitamente o termo. A narração se faz muito mais presente que diálogos, algo mais próximo realmente de um conto ilustrado em artes sequênciais.
 

Tanto é possível acompanhar em formato quadrinho, como ainda ler o conto original, que vêm logo em seguida no livro.
 

Com traço pouco detalhado , Rapha Pinheiro destaca os olhos dos personagens, se valendo da expressividade deles para dar o tom da cena. Ao final da obra, um making of mostrando o processo de criação, dá uma ideia de como surgiu a parceria e como foi transformar o texto em uma narrativa visual.
 

Mesmo aqueles que não se aventuraram ainda pelo Mundo de Quatuorian podem apreciar o despertar do vilão. Contudo, os que já começaram a acompanhar a jornada de Teriva terão um maior esclarecimento quanto as razões de Vorten e o que o levaram a entrar como peça fundamental de um terrível plano.
 


 

Cristina Pezel, publicitária,  mora em Niterói-RJ. Escritora no gênero ficção científica, suspense e fantasia, é autora também de infantojuvenis. Conheça mais sobre a autora em www.cristinapezel.com.br
 
 
 


Arquiteto do Rio de Janeiro, Rapha começou a desenhar quadrinhos em 2014. Nesse mesmo ano, foi estudar arquitetura na Inglaterra e começou a publicar seu primeiro trabalho, Os Tomos de Tessa de forma independende por lá. Em 2016 foi selecionado para fazer parte da primeira turma internacional de quadrinhos da Ecole Européenne Supérieur de l’Image em Angoulême na França onde foi morar e escreveu Salto. Também em Angoulême, Rapha criou um canal no Youtube sobre produção de quadrinhos e análises de obras para aqueles que querem se aprofundar mais nesse universo.


#Quadrinhos   ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!