“Razão e Sensibilidade”: Germana Viana traz Austen para os quadrinhos

Criado por -

Razão e Sensibilidade, livro da escritora inglesa Jane Austen, publicado em 1811, foi adaptado para o cinema e a televisão diversas vezes. A obra ganha uma nova versão, agora através da nona arte, pelo texto e traços da quadrinista Germana Viana
 

Publicada pela Editora Ateliê da Escrita, o livro relata a vida de três irmãs, juntamente à mãe, que, sem terem posses ou influências, são submetidas a condições precárias de vida em uma sociedade onde a mulher possuía poucos direitos. 
 

A visão de Jane Austen sobre a sociedade da época, o papel da mulher em tudo isso, as relações orientadas por regras sociais, culturais e econômicas, mais uma vez aparecem como base para uma narrativa onde essa sociedade – assim como explicita o título – é vista sob perspectivas distintas, apresentando uma dualidade sobre ela – com a visão da racional Elinor e a intensa Marianne –  e exibindo um panorama da vida das mulheres da época. 
 

Germana Viana contorna com maestria os desafios da adaptação, rica em personagens, e com uma história que se estende em sua versão original em uma longa e detalhada narrativa. A quadrinista toma Razão e Sensibilidade para ela, de uma boa forma. Toma tal como quando contamos sobre a nossa história favorita e isso a torna ainda mais nossa. A adaptação é pura Austen, encontrando todo o humor e estilo de Germana, que diversifica, moderniza, mas conserva aspectos pelos quais os romances da escritora inglesa se tornaram famosos. 
 

A edição conta com material extra, incluindo uma divertida carta à Austen escrita por Germana, onde ela brinca sobre as mudanças realizadas na adaptação e mostra que a visão sobre uma obra pode ser renovada sem perder sua essência. 
 


#Quadrinhos   ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!