Randall Random apresenta a webcomic Guri, inspirada nos mangás shonen

Criado por -

Inspirada nos mangás shonen, a webcomic Guri, de Randall “Random” Reis Zacarias, conta a história de um garoto que descobre que existem vários outros universos além do seu e que todos eles precisam ser salvos.

 

Com publicação mensal, o mangá pode ser acompanhado na plataforma tapas. O Mais QI Nerds bateu um papo com o criador. Randall falou sobre inspirações, futuro de Guri e o cenário atual de quadrinhos.
 

Confira:
 

Qual foi a inspiração para criar Guri?
 

Comecei a pensar nessa história lá por 2014, nessa época eu estava lendo sobre criação de roteiro e acabei esbarrando em alguns conceitos que logo logo serão a base da trama central de Guri. Eu sempre fui muito inspirado por mangás Shonen, leio mangás desde os 12 anos e sempre gostei de como algumas histórias sempre saiam muito do convencional e proporcionavam uma experiência única que você não conseguiria encontrar em outras mídias, que você nunca veria em outro lugar senão em um mangá. E eu acho que isso é a base do que eu quero fazer com Guri, criar uma história que seja de fácil leitura, como eram os mangás que li quando criança, mas que também tenha uma trama que faça você absorver algo diferente do habitual, sempre tentando aplicar coisas que sejam semelhantes a nossa vivência aqui no Brasil, como gírias, lugares e referências no geral.
 

Algo que por muito tempo foi negligenciado nas histórias contadas em todas as mídias é a questão da representatividade, mas isso está mudando e cada vez mais nós podemos apreciar histórias que retratam os personagens de maneiras mais condizentes com o que estamos habituados a ver todos os dias, personagens menos esteriotipados e mais profundos do que espaços preenchidos na história.
 

Eu me preocupo muito com isso em Guri, quero que a história seja atual e sirva de inspiração para as pessoas, assim como muitas obras recentes estão sendo pra mim.
 

Então vocês devem estar se perguntado, onde estão as Mulheres fortes em Guri?!
 

Bom, eu não posso dar Spoiler, mas eu espero que vocês gostem do próximo arco, porque vai ter MUITA coisa nova (risos).

 

 

Como é feita a produção da webcomic?

 

Bom, geralmente eu levo em torno de 20 dias pra fazer as 10 páginas de cada capítulo, porém, não é sempre que eu tenho a mesma quantidade de tempo livre durante o mês pra poder trabalhar em Guri. As páginas atualmente são em preto e branco, com muito uso de retículas, mas com o término do primeiro arco agora no capítulo 06, os próximos capítulos vão ganhar uma roupagem diferente.

 

Qual a periodicidade de publicação?

 

Espero conseguir manter o ritmo de um capítulo por mês, como está saindo atualmente. Por enquanto eu corro pra entregar 10 páginas por mês, mas sonho em poder trabalhar no mangá o dia inteiro e entregar 2 capítulos por mês.

 

Possui planos para a publicação impressa da HQ?

 

Por enquanto estou focado apenas em entregar os capítulos, mas espero no futuro poder imprimir volumes de 12 capítulos cada, 120 páginas com alguns extras. Pretendo contar toda a história em 36 capítulos, então vocês terão três edições lindas e especiais de Guri na estante. Mas isso é pra um futuro incerto ainda, não tenho uma real perspectiva de quando isso realmente pode vir a acontecer.
 

Este slideshow necessita de JavaScript.


 

O que acha do cenário brasileiro de quadrinhos?

 

Nos últimos anos eu tive o prazer de poder acompanhar junto com os mangás japoneses que eu li a vida inteira, os trabalhos de brasileiros muito bons em contar histórias, Kaji criador de Quack, Thiago Spyked da Editora Crás, Max Andrade de Tools Challenge e vários outros, mas um cara em especial me inspirou muito pra tirar Guri da cabeça e passar para o papel: Jefferson Ferreira criador do incrível Rei de lata. Me lembro de ler seu trabalho e pensar comigo: “Esse cara aqui tá fazendo uma parada inacreditável, em um nível de qualidade que não perde nada pra trabalhos de editoras gigantes, que além de uma arte incrível, tem uma história digna da Shonen Jump. É isso que eu quero que Guri seja!” – Foi o pontapé inicial pra começar a produzir Guri.

 

Hoje eu acompanho vários artistas brasileiros que assim como eu, estão aí, produzindo as suas histórias, usando o seu precioso tempo livre pra tentar de alguma maneira transformar tudo o que leram, assistiram e consumiram durante a vida inteira em novas histórias que com certeza irão servir de combustível para outros autores independentes no futuro.

 

Tem outros projetos em andamento ou para publicações futuras?

 

No momento meu foco total é em Guri, não planejo trabalhar em nenhum quadrinho em um futuro próximo.
 

Mas tenho projetos pessoais paralelos, sempre faço live nas Twitch (twitch.tv/randallrandom), tem muitos fãs de Guri por lá sempre fazendo perguntas e criando teorias e eu sempre faço as capas dos capítulos em live, então se vocês gostam de acompanhar o processo de criação das artes, lá é um ótimo lugar pra isso, (risos).


#Quadrinhos   ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!