M. F. Baladore apresenta O Encanto de Lerfreut

Criado por -

Maria Fernanda Baladore, ou apenas M.F. Baladore, lança seu primeiro livro, O Encanto de Lerfreut, pela Editora Pendragon. O livro de fantasia tem como pano de fundo um mundo falho, onde a busca pela perfeição significa a ruína, e o medo, a tristeza e o preconceito são tão reais quanto seus habitantes.

 

Lerfreut é o lar de Everlin e Leonhart, como sua casa e seu eterno abrigo protegido. O país mágico, onde a luz pertence às pessoas boas e as trevas às pessoas más, é controlado pela família DiLux, os famosos Vidaines, encantadores da vida e da morte. Tudo está sob controle até um perigoso acontecimento que desequilibra toda Lerfreut. As circunstâncias deixam à família duas opções: entrar em guerra ou confiar no estranho intruso em seu país, o jovem Bluwen, que acredita que os gêmeos DiLux são a salvação.

 

Para contar mais sobre o lançamento, conversamos com a autora. Confira a entrevista:

 

 

Como surgiu O Encanto de Lerfreut?

 

Maria -No começo, meu objetivo (e desafio) era escrever um livro infantil, no estilo de “Alice no País das Maravilhas” e “O Mágico de Oz”. Entretanto, aos poucos que fui desenvolvendo a história, ela ganhou novas faces, e desisti da ideia de seguir o público infanto-juvenil. Foi quando muitas outras personagens surgiram (incluindo dois protagonistas), assim como casais e os famosos plot twists.  Minha primeira escrita do prólogo foi totalmente diferente de como está agora, e, se eu não tivesse reformulado-a, o enredo de “O Encanto de Lerfreut” seria bem diferente do atual e verdadeiro.

 

O livro faz parte da Série Prodigium. Serão ao todo quantos livros?

 

Serão, ao todo, 3 livros (uma trilogia) com um adicional de contos, narrando um conjunto de histórias importantes para o surgimento de tudo o que acontece em “O Encanto de Lerfreut”. Já estou com o título dos próximos.

 

Como é seu processo criativo? Quanto tempo demorou para escrever o livro?

 

Meu processo criativo varia muito. Por exemplo, durante a escrita de “O Encanto de Lerfreut”, meus bloqueios criativos foram mínimos, e escrevi todo o livro em cinco meses. Entretendo, estou num bloqueio intenso para o segundo livro há cerca de três meses, ainda sem ter alcançado a metade.

 

Apesar de ser uma fantasia, o livro aborda temas sérios como homofobia, depressão e suicídio. Como foi escrever sobre assuntos tão delicados em um contexto fantasioso?

 

Foi uma experiência completamente nova e emocionante para mim (literalmente, com direito a lágrimas e tudo). Fantasia é meu gênero favorito, mas, num livro do tipo, eu não queria deixar de levar reflexão ao leitor. Sempre quis retratar assuntos tão sérios com a responsabilidade e a visibilidade merecidas. Não são nada que possa ser ignorado. Eu costumo pensar que o universo de Prodigium é inteiramente fantasioso até que as máscaras caiam (fato subentendido pela própria protagonista, Everlin); quando isso acontece, o leitor pode perceber que há os mesmos perigos e sentimentos que em nosso mundo.

 

Como ocorre o desenvolvimento dos personagens do livro?

 

É algo complexo de se responder e que exigiria muito tempo, mas é uma pergunta que me intriga, pois adoro falar, principalmente, das histórias das personagens, independentemente de seu grau de importância para o livro.

 

Cada uma das pessoas de Prodigium num geral (aquelas que já apareceram e aquelas que ainda aparecerão) tem sua própria história, suas próprias batalhas e várias faces. São pontos que me agradam explorá-los antes e durante a escrita de um livro. Uma personagem não é composta de apenas uma característica, de medos, personalidade e fraquezas. Uma personagem tem pensamentos num único estilo, opiniões, modo de agir, modo de falar, modo de andar, modo de ver a vida e aqueles que estão ao seu redor.

 

Em Prodigium, há uma história (entende-se como lembrança, passado) de que me orgulho muito. Não por ser feliz ou divertida, mas por trazer à tona tudo aquilo que desejo para a tal personagem envolvida. Aquelas memórias a moldaram também, para que então aparecesse como si no enredo.

 


#Livros   ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!