Resenha: HQ “Devorados” – Cardoso, Lemos e Gotland –

Criado por -

Nada é mais forte que o elo de sangue

 

Disputas, guerreiros e dragões, encontramos tudo isso em Devorados (Editora Draco), HQ de fantasia épica de Erick Santos Cardoso e Cirilo S. Lemos, desenhada por Marcio Gotland. Contudo, seria extremamente enganoso apontar esses detalhes como a base de toda a construção da história, é o contexto e a forma como esses elementos são utilizados que dá personalidade e destaque à narrativa apresentada.

 

A HQ conta a história de Duran Draconian, um nobre que carrega sobre os ombros o peso de tentar recuperar a honra de sua linhagem. Com esposa e um filho a caminho, ele se arrisca em uma ritual árduo que serve de teste para a dragonaria rubra, uma força de elite que sobrevoa os campos de batalha aplicando a justiça dos homens. Os obstáculos para conseguir o que deseja são inúmeros, o guerreiro terá de desenvolver um verdadeiro elo inquebrável de sangue com um réptil alado selvagem, contudo Duran coloca o objetivo como prioridade e terá que assumir o preço por isso.

 

A história por si só abre um leque generoso de possibilidades, e é ele que despertará a curiosidade e a busca por mais. Toda a complexidade de um enredo que se desenvolve de forma esplêndida em apenas 68 páginas poderia ser facilmente ponto de partida para algo maior. Mas ao mesmo passo, entrega uma história fechada e bem estruturada.  Parece contraditório, mas é que não apenas uma história foi mostrada, como também um mundo de alta fantasia, com características próprias que poderiam facilmente servir de pano de fundo para outras histórias.

 

Ler Devorados é assim como jogar um partida de RPG e querer que ela nunca acabe.

 

A objetividade da narração e dinamismo com o qual os fatos se desenrolam são facilitados pela escolha da perspectiva da história ser centrada apenas no protagonista. Com isso, apesar de ter poucas páginas, a HQ apresenta um plano completo de antecedentes, motivações e emoções do personagem. Assim sendo, é bem explicada a  obsessão do personagem em atingir seu objetivo, que somada a pressão de seu nome, o torna instável. A partir de todas as emoções expostas, vemos que não apenas as batalhas físicas tem relevância. Os conflitos internos do protagonista assumem um papel de importância e expressiva influência no desenrolar da história.

 

Os traços de Gotland se encaixam perfeitamente com o roteiro e principalmente o gênero da HQ. As artes são tão enérgicas que é como se movessem no papel. Ao contrário dos cenários mais limpos e em cores frias de Greg O Contador de Histórias, Gotland explora o preto e o branco, e os detalhes. E estes ajudaram a nos apresentar personagens cuja expressividade contribui com o incrível roteiro de Cardoso e Lemos.

 

 

————————————————————————————————————————————————————————————

Uma playlist foi criada para embalar a leitura. Só clicar na imagem!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

————————————————————————————————————————————————————————————

Erick Santos Cardoso é desenhista de coração e editor de profissão. Mestre em comunicação, amante de cultura pop em todas as suas vertentes. Tem na Editora Draco o seu projeto para produção e desenvolvimento da literatura de entretenimento e quadrinhos nacionais.

 

 

 

 

Cirilo S.Lemos é carioca e já teve os mais variados trabalhos. Desde seu início no estudo de História, se dedica à escrita. É o autor dos romances O Alienado (2012) e E de Extermínio (2015).

 

 

 

 

 

Marcio R. Gotland tem pós-graduação em Artes pela UNESP, paulistano, é ilustrador, quadrinista e professor de arte no ensino regular. Começis a carreia aos 17 anos como chargista. Em 2014 lançou a minissérie em quadrinhos Greg: O Contador de Histórias, indicada em 3 categorias do prêmio HQMix.

 


#Quadrinhos   ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!