Laudo ferreira fala sobre adaptação de obra do romancista Balzac

Criado por -

O projeto está no começo, a previsão é para 2018, mas a curiosidade do Mais QI Nerds é muita! Por isso, falamos com Laudo Ferreira sobre o projeto multimídia que trata de adaptar uma das obras de Honoré de Balzac, “Cristo Espera por Ti” para quadrinhos, televisão e outras mídias.

 

Cristo Espera por Ti é um livro espírita psicografado pelo médium e médico brasileiro Waldo Vieira, cuja autoria é atribuída ao espírito do romancista francês Honoré de Balzac. O livro, publicado originalmente em 1965,  é um romance que se passa no início do século XIX, em Carcassonne, na França, sobre uma bela mulher que desencarnou tragicamente e tenta compreender por que o mundo espiritual lhe pede que volte à terra sem seus valiosos encantos femininos do passado.

 

Como nasceu a ideia de adaptar Balzac para tantas mídias?

 

No segundo semestre de 2015, fui contatado pela Lucia Novaes, diretora de alguns documentários produzidos para GNT, para me falar a respeito de um projeto multimídia ligado à obra do professor Waldo Vieira, fundador da Conscienciologia. O projeto visa a produção de um documentário, uma série para tv, filme para cinema e um graphic novel, uma História em Quadrinhos, tudo baseado num livro psicografado (ou pangrafado, usando uma terminologia da própria conscienciologia) pelo professor Waldo Vieira através do espírito de Balzac. A proposta era muito interessante, principalmente pelo enredo da história caminhar por um assunto que conheço e me interesso em trabalhar nos quadrinhos e, de certa forma, já venho trabalhando ao longo dos anos.

 

Como surgiu a parceria com Lillo Parra e Lúcia Novaes?

 

A Lúcia coordena todo esse projeto multimídia. Na questão da HQ especificamente, havia um primeiro roteirista contatado que acabou desistindo. Como não queria assumir todo o trabalho, roteiro/adaptação e desenhos, pela proporção que essa obra possui, e também por estar envolvido com outros dois projetos, resolvi chamar um roteirista que tivesse algo semelhante ao meu jeito de contar histórias e claro, criasse uma identificação com a obra. Chamei o Lillo, que comprou o livro que seria adaptado e mais ou menos uma semana depois, ele entrou em contato comigo, esfuziante: “Laudo, isso vai dar um baita gibi!”. Essa HQ ainda irá contar com o trabalho do Omar Viñole na colorização. As cores tem um papel importantíssimo, pois a história acontece em várias dimensões, e em várias épocas da Terra.

 

Como será a construção do projeto, já que se trata de um trabalho em diferentes áreas? 

 

A História em Quadrinhos será o primeiro passo de todo projeto, ele irá definir muita coisa para o que virá posteriormente, como a série e o filme. Então, principalmente no que se refere à questão imagética, foi preciso pensar no que será usado na HQ, cenários e visual dos personagens, mas entendendo que posteriormente isso teria vários desdobramentos. Para mim, em especial, foi um processo interessante como processo criativo.

 


#Quadrinhos   ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!