Douglas MCT e Rafi de Sousa falam sobre “Hansel & Gretel”

Criado por -

A espera valeu a pena! Hansel & Gretel do Super (Se não entender o trocadilho clica AQUI) Douglas MCT enfim chegou às livrarias e bancas de todo o Brasil, pela editora NewPop. Foram sete anos até o nascimento da HQ que conta com desenhos de Rafi de Sousa.

 

 

A HQ narra a história de um casal de gêmeos atormentados por um passado sombrio. Pelo título já podem deduzir de quem estamos falando, a referência é Hansel & Gretel, ou, como é conhecido no Brasil, João e Maria.

 

 Os protagonistas não são os únicos saídos dos contos de fadas. Em “Sombra e Vapor”, primeiro volume de dois do quadrinho, os gêmeos terão a proteção de um gato de botas, ajudarão uma menina de capuz vermelho e serão caçados por um habilidoso arqueiro. Enquanto isso, um flautista comanda zumbis pela cidade e um garoto perturbado usa os poderes da escuridão para fins complexos. Com isso dá para ver que é uma nova e original versão de tão famosos personagens.

 

hansel-x-gretel

 

Para entender mais sobre a história e saber mais sobre como surgiu a parceria conversamos com  Douglas e Rafi:

 

 

1) Douglas, enfim nasce Hansel & Gretel! Como se sente em ver o projeto publicado? Ao que atribui a demora?

 

É sempre uma enorme satisfação ver finalmente finalizado um projeto que me consumiu mais de sete anos de produção. O resultado está sendo lindo de acompanhar e o retorno dos leitores é maravilhoso, fico feliz que no final das contas tenha valido muito a pena.

 

A demora, inicialmente, se deu porque o primeiro artista envolvido no projeto, ainda em 2009, adoeceu e não conseguiu cumprir prazos. Após isso, seguimos testando novos artistas, até culminar em um concurso em 2011, onde identificamos no trabalho da Rafi o estilo que buscávamos para o mangá. Ela tem um trabalho incrível, mas também leva mais tempo na produção de cada página, afinal cada artista tem seu próprio ritmo. Respeitamos isso e demos o tempo devido para que ela fizesse cada página. Ainda tinha o trabalho de arte-final, envolvendo o Fred e depois o Michel, e também o tratamento da capa pela Tabby. Em todos esses processos, problemas pessoais e de tempo, envolvendo nossas profissões, também acarretaram em atrasos ao longo do caminho. Agora, contudo, o trabalho está pronto e distribuído em todo o Brasil, em livrarias e lojas de quadrinhos especializadas.

 

2) Houve muitas mudanças no roteiro ao longo dos anos?

 

Na essência, Hansel & Gretel se manteve no que é, mas rolaram mudanças significativas no roteiro sim. Ao longo de sete anos, o formato de publicação mudou três vezes (em 2009, seriam 3 volumes; em 2011, fechamos em um único volume maior; agora estamos lançando em dois volumes de quase 200 páginas), e isso acarretou em mudanças naturais e não planejadas. Antes, com mais volumes previstos, tínhamos algumas subtramas ali no segundo ato da trama, e também um outro núcleo de personagens envolvendo a Dorothy (sim, das histórias do Mágico de Oz) e um circo bizarro, que foram guardadas para uma próxima oportunidade (e não faltaram oportunidades narrativas nesse universo, eu garanto). Tem também casos de ida e volta, como a de um robô gigante movido a vapor e a versão lobisomen da Lilita, que apareceriam na primeira versão, foram retiradas na apertada segunda versão, mas que voltarão agora na definitiva terceira versão — já no segundo volume. Aguardem, porque a coisa ficará ainda mais louca e valerá a pena acompanhar o desfecho deste arco.

 

3) Rafi, como surgiu a parceria? É o primeiro trabalho conjunto?

 

Sim, esta é a primeira vez que trabalhamos juntos e a parceria surgiu através de um concurso promovido pelo Douglas nas redes sociais, em 2011. Assim como outros artistas, eu enviei amostras do meu trabalho e consegui ser pré-selecionada para então fazer testes mais específicos, já envolvendo os personagens de Hansel & Gretel. Além de apresentar minha versão dos gêmeos e dos coadjuvantes principais, eu também tive que desenhar 6 páginas de quadrinhos aleatórias, mostrando momentos distintos da trama. No fim, para minha satisfação e surpresa, fui escolhida.

 

4) Os dois volumes do mangá já estão finalizados? Qual a previsão para os próximos lançamentos?

 

Ainda não. O segundo volume está em produção, e temos previsão de lançá-lo em algum momento de 2017.

 

hg114
hg155

hg1109


#Quadrinhos   ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!