Álbum de Família: a esquisita e inesquecível Família Addams

Criado por -

Muito antes dos seriados de TV, filmes e animações, a família excêntrica que vive numa mansão repleta de criaturas bizarras e que, apesar de acolhedora, tem uma visão bastante diferente sobre regras sociais e hábitos familiares, já estava sendo concebida por Charles Addams – ou Chas Addams, como assinava seus cartuns. 
 

Em “A Família Addams: Álbum de Família” (livro publicado pela DarkSide Books em parceria com a Macabra Filmes), a história da origem de Morticia, Gomez, Vandinha, Feioso, Tio Chico, Mãozinha, Primo It, é explorada. Focando principalmente nos caminhos que esses personagens seguiram até o reconhecimento deles hoje, tal como um álbum de família, o livro é acolhedor e nostálgico. O responsável pela obra é Kevin Miserocchi, diretor da Tee and Charles Addams Foundation e especialista na mórbida família. 
 

Com tradução de Érico Assis, a obra abre ao acesso fundamental aos cartuns, que fornecem um entendimento maior da construção desse mundo, feita aos poucos, desde sua primeira publicação em 1938, na New Yorker. São mais de 200 cartuns presentes no livro, alguns deles inéditos, incluindo um capítulo especial com artes em cores. 
 


É interessante acompanhar como a elaboração do que viria a se tornar A Família Addams, aquela que a maioria conhece, com suas peculiaridades e suas relações estabelecidas, aconteceu de forma orgânica, sendo exploradas possibilidades e personalidades sem a prontidão e exatidão ao qual as criações atuais se prestam. 
 

A evolução dos personagens – que no livro são explorados um a um – pode ser observada desde a ideia de Chas Addams até a concepção das adaptações baseadas em suas criações – que tem um capítulo especial dedicado a elas. Sem a pretensão de definições imediatas, o mundo criado por Addams foi sendo moldado ao ponto de ter agora a essência inconfundível.
 


#Livro   ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!