Escafandro – A Vida Eterna: Angústia e terror em adaptação de conto de Machado de Assis

Criado por -

O estilo inconfundível de Marcel Bartholo traz em traços e cores um texto nem tão conhecido de um dos maiores escritores brasileiros, Machado de Assis. 
 

Fazendo parte da Escafandro, revista pulp da Ultimato do Bacon Editora, o quadrinho homônimo é inspirado no conto “A Vida Eterna”, publicado em 1870, no Jornal das Famílias, destinado ao público feminino da época, que Machado assinou sob o pseudônimo de Camilo da Anunciação. 
 

Ao contrário do que pode sugerir o conhecimento sobre o público alvo ao que o conto original se destinou, tendo em mente ainda a data de sua publicação, a narrativa está longe de ser um romance de heróis e heroínas. Partindo de uma conversa entre amigos regada a charutos e bebida, os desdobramentos da história acontecem de forma intensa e misteriosa, utilizando de dois pontos centrais: a supressão de escolhas do protagonista, ele é conduzido aos atos que comete, e o aspecto mórbido, que faz com que a narrativa transmita ainda uma sensação quase onírica. 
 

Com uma narrativa objetiva, a cada leitura a percepção sob os elementos desvendam camadas e possibilidades, além da dubiedade do final, deixada a cargo da visão do leitor, ao contrário do que ocorre no texto original. Isso faz com que a história ganhe um tom gótico. Está exatamente nessa ambiguidade de real e imaginário, de loucura e sanidade, o ponto principal da adaptação.
 

De uma bizarra proposta, os acontecimentos escalonam rapidamente e vão, em seu caminho, reunindo angústia e terror.
 


#Quadrinhos   ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!