Escafandro: Laudo Ferreira desvenda o clássico “O Vampiro”

Criado por -

Era uma noite de junho de 1816 quando Lord Byron – inspirado pela leitura de Fantasmagoriana* e o excesso de laudanum –  desafiou os seus convidados a escreverem uma história fantasmagórica. Do desafio surgiu não apenas  “Frankenstein, ou O Prometeu Moderno”, de Mary Shelley, como ainda uma outra história ganhou forma. Tomando como base os rascunhos inacabados de Byron, o médico e escritor inglês John William Polidori escreveu “O Vampiro”.
 

Assim como Shelley, que teve sua história atribuída ao marido, a primeira versão do trabalho de Polidori teve sua criação referida em sua publicação como “um conto de Lord Byron”. O que se perpetuou mesmo a falsa atribuição tendo sido alterada já na segunda publicação e o próprio Byron negando a autoria. Talvez por essa associação do conto ao famoso poeta, “O Vampiro” se tornou um sucesso na época. Mas a importância do texto para a literatura reverbera até hoje, sendo considerada a primeira prosa em língua inglesa a apresentar um vampiro masculino, além de precursora da visão do vampiro moderno. 
 

Sendo representado principalmente no teatro, o conto “O Vampiro” ganhou uma adaptação para quadrinhos nacional nos traços e texto de Laudo Ferreira (“Yeshua”, “Cadernos de Viagem”) e cores de Thaynan Lana. O quadrinho retrata todos os aspectos pelos quais o vampiro de Polidori aparece como uma das principais referências de estilo aos que conhecemos na cultura pop atual mesmo após mais de 200 anos de sua publicação. 
 

As agruras de uma vida transformada pela presença de um misterioso aristocrata, cujo charme e carisma seduzem a todos, são desvendadas pelos traços de Laudo, que através da expressividade corporal de seus personagens entrega cenas com grande carga dramática. A isso também é atribuído às escolhas de cores sóbrias de Thaynan e ainda as cenas onde sombras e luz tem uma marcação bem delimitada, análogas aos mistérios encobertos no extraquadro. 
 

“O Vampiro” é o primeiro volume da Escafandro, revista bimestral publicada pela Editora Ultimato do Bacon, que trará histórias fechadas a cada edição. Um início esplendoroso. 
 

*antologia francesa de história de fantasmas alemães
 


#Quadrinhos   ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!