O limiar entre o real e o virtual em “Diário Simulado”, de Delson Neto

Criado por -

O que é real? O que é virtual? A obra de ficção científica Diário Simulado, de Delson Neto, explora o limiar entre esses dois mundos em uma narrativa eletrizante onde nada é o que parece. 
 

A protagonista Shura está com a vida toda bagunçada. Desde as primeiras páginas já é possível ver o quanto ela almeja por um futuro melhor, ao mesmo passo que não sabe lidar com tudo que acontece. As dúvidas, as incertezas que a cercam, juntamente com a impulsividade característica da jovem a leva a acreditar que o único caminho para mudar de vida é ingressar na polícia de Cornewall. 
 

O autor permite acompanhar – em primeira pessoa – os relatos melancólicos e francos de Shura, os trechos do diário que dá nome à história, fazendo com a que a proximidade com o que se passa em sua mente apareça como um ponto fundamental ao entendimento de suas ações. O relacionamento intenso da protagonista com Violet é ainda uma das peças-chaves, de grande influência em suas atitudes, por vezes dúbias. 
 
 

Fugindo de todo estereótipo de heroína, Shura se mostra verossímil, com características complexas que a humaniza e torna suas ponderações de fácil identificação. Fora todos os impasses de lidar com uma família disfuncional e um futuro incerto, um evento inesperado aparece como catalisador para impulsionar a jovem em meio a um turbilhão de acontecimentos que fogem ao seu controle. 

 

Além do cenário futurista, além de todos os elementos da ficção científica, além dos vislumbres de Nova Avalon, um pequeno recorte de um mundo cyberpunk enigmático e vasto. A escrita de Delson entrega uma narrativa sinuosa com alternância de tempos onde as possíveis interpretações levarão o leitor a refletir sobre a história mesmo após a última palavra lida. A história provoca ao, em seu tempo, entregar peças embaralhadas para que o leitor as monte. E se questione sobre seus encaixes.
 


 

O conto A Garota da Ponte apresenta uma história passada após os acontecimentos de Diário Simulado. Com uma narrativa acerca de um novo tipo de simulador, o Drops, ela serve para visualizar como a vida de Shura seguiu. 
 


 

Adquira Diário Simulado (Plutão Livros)


#Livro   ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!