“Aos Que Habitam a Escuridão e Outras Histórias”: Cesar Alcázar e suas explorações no terror e sci-fi

Criado por -

O escritor Cesar Alcázar, na coletânea Aos Que Habitam a Escuridão e Outras Histórias (Editora Avec), experimenta o gêneros de horror e ficção científica apresentando-os em diversas de suas facetas. As narrativas demonstram a versatilidade do autor e conseguem que a leitura se estenda além páginas, em busca de reflexão e percepção de referências.
 

Entre os variados temas, como a apreensão e a curiosidade sobre o desconhecido, as interferências de um passado macabro e o declínio da humanidade, as referências se fazem presentes, às vezes sutis, em outras perceptíveis para leitores de clássicos do gênero ou consumidores de cultura pop.
 

O autor apresenta ainda as narrativas de perspectivas distintas, em alguns dos textos é possível entrar na mente do protagonista, em outros, a percepção de uma pessoa de fora da ação torna tudo mais instigante. Neste ponto, os destaques são Pandora, cuja história é apresentada sob 4 pontos de vista, cada um relacionado de alguma forma ao desfecho. Já em Eu Ainda Estou Aqui, transcrições de gravações revelam a narrativa ao mesmo passo que demonstra, as vezes em apenas curtas frases, o estado psicológico do protagonista.
 


 

A solidão e seus produtos são elementos que o autor explorou em alguns dos contos, seja por conta de um isolamento físico ou na melancolia de uma alma torturada pelo passado. Em Na Solidão de Phobos ela serve de base para o questionamento do limiar entre real e imaginário.
 

Os contos mais curtos optam por uma abordagem tanto objetiva quanto impactante. Enquanto em O Barqueiro, um improvável personagem e sua percepção da própria vida tomam destaque. Em O Deus Esquecido na Areia questionamentos surgem quando o resultado é apresentado sem introduções, mas de forma marcante.

 

Os únicos contos que possuem ligação são Relato do capitão Blackburn A última viagem do Lemora, ambos tendo o Capitão como personagem. Enquanto no primeiro ele aparece como um dos diversos relatos que tecem aos poucos a narrativa, no segundo seu protagonismo revela mais do homem que parece ter vivido intensamente. 

 

Entre cenários urbanos, distópicos e espaciais, terrores psicológicos e místicos, e tragédias dantescas e intrínsecas, César apresenta, sob diversos estilos narrativos, um coletânea que prende e intriga.
 


 

Adquira Aos Que Habitam a Escuridão e Outras Histórias:
 


#Livro   ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!