Entre no mundo de Gattai com Aika Akatsuki

Criado por -

Dragon Ball, Sakura Card Captors, Pokémon, Naruto, são tantos os exemplos de animes que fizeram e fazem a mente dos brasileiros de diferentes idades. Sejam guerreiras mágicas ou ninjas, sejam mundos inexplorados ou tecnológicos, sejam criaturinhas falantes ou as agruras do dia-a-dia. Os desenhos japoneses entraram para o gosto popular e quando a criatividade transborda, quem nunca se pegou pensando em como seria estar ali, naquele cenário, naquela história?
 

Aika Akatsuki dos Anjos, uma estudante de dezesseis anos, mestiça de brasileiro com japônes, e que pouco consegue lidar com a própria vida, tem um anime favorito. Repleto de dragões, demônios, disputas mágicas e um guerreiro com asas de fênix atormentado por uma maldição. O que ela não esperava é que a obra de fantasia que conhece tão bem era real. Uma realidade paralela em que os personagens que já serviram de inspiração para seus cosplays, aqueles retratados nas figurinhas de ação de seu quarto e nas suas fanarts são pessoas verdadeiras. E onde o grande herói da história corre imenso perigo. 
 

Aika entra então em um portal em direção ao mundo mágico de Gattai, o mundo de Suzaku no Shounen Kurikara. E acaba salvando seu maior ídolo.
 


 

A escritora Lúcia Lemos, em Aika – A Canção dos Cinco, explora não apenas o tropo de um estrangeiro em um mundo novo, mas também transporta o leitor, principalmente os amantes de cultura oriental, a um lugar de familiaridade, partindo do ponto que o novo pode não ser tão misterioso quando se tem em jogo todo o conhecimento de uma fã. E Aika é uma das maiores fãs de Kurikara. 
 

Utilizando de personagens carismáticos, que apesar de muitos, se tornam facilmente reconhecíveis por seus traços de personalidade e atitudes, Lúcia nos presenteia com uma história imersiva e vigorosa sobre o poder das relações criadas e como as experiências passadas podem nos marcar. 
 

Dentre as relações presentes, a proximidade, troca e apreço de Aika e Kurikara é a mais tocante e divertida de acompanhar. Começando com um fanatismo quase violador – imaginar que uma pessoa que acabou de conhecer sabe tanto, pensamentos e passado, é um tanto quanto invasivo – para uma amizade franca, com cada um apoiando o outro em suas dificuldades. A identificação de ambos por terem de lidar com as adversidades apresentadas por serem cada um descendentes de duas raças diversas são um dos fatores que os levam a terem os laços estreitados. 
 

Kurikara, além de lidar com uma maldição que a todo momento pode controlá-lo, ainda se descobre herói em um outro mundo, com direito a milhares de fãs, seus maiores medos e desejos expostos em animes e mangás e sua vida sendo tida como puro entretenimento. O que leva a diversos questionamentos sobre o que é real e como os dois mundos se conectam.
 

No decorrer do livro, assuntos importantes são levantados, como bullying – que Aika sofre na escola por conta do sonho em ser mangaká – , machismo e preconceito – por conta de Aika morar no Japão, mas ser mestiça – , além de críticas à própria indústria japonesa de produções culturais. Sempre através dos discursos precisos e sem rodeios da garota, muito aberta ao falar o que pensa. 
 


 

A narrativa utiliza de diversos elementos presentes em animações japonesas, e o segmento que se passa em Gattai antes de Aika adentrar o mundo, por si só, daria uma história completa. Contudo, está nas diferenças dos dois mundos, ambos sendo descobertos e explorados, o ponto alto.
 

Mesmo o leitor que não conheça de tais recursos e expressões usadas conseguirá acompanhar a narrativa sem muitas quebras de ritmo, já que a autora as esclarece seja na própria história, ou através de notas de rodapé. 
 

E ainda, não apenas a escrita, como ainda os desenhos de Lúcia – cujos traços são em estilo mangá –  são utilizados evidenciando momentos importantes e/ou emocionantes. É como se estivéssemos lendo Suzaku no Shounen Kurikara, mas agora com uma divertida e impulsiva garota andando por esse mundo mágico, despertando empolgação, identificação e curiosidade pelo que vem a seguir. 

 


 

Adquira Aika- A Canção dos Cinco: https://amzn.to/34h0HO3


#Livro   ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!