Viagem no tempo e um amor sexagenário: “Janete: Amor e Desencontro Através do Tempo”

Criado por -

Quando Janete e Silas se conheceram eles há muito tinham deixado a juventude para traz. Com um amor tenro e companheiro,  os sexagenários passaram anos agradáveis na companhia um do outro. Muito diferentes, Janete não acreditava que o amor deles daria certo se tivessem se conhecido quando mais jovens. Silas discordava. Quando Janete falece, ele tem a oportunidade de provar que ela estava errada.

 

Assim inicia a divertida e emocionante história de Janete: Amor e Desencontro Através do Tempo, obra de Nicolás Irurzun.

 

Em uma inesperada virada do destino, em meio ao luto, Silas acaba retornando 30 anos no passado – desmaia em 2018 e acorda em 1988 – , mas apesar de ter um cenário diferente de quando encontrou Janete a primeira vez, ele passa a fazer de tudo para reencontrar seu grande amor. A viagem no tempo não lhe tira a maturidade do pensamento. Contudo, é divertido acompanhar a percepção de seu corpo mais jovem e do cenário que um dia ele vivenciara, mas deixara para traz.

 

O tempo é outro, a sociedade, a cultura e os lugares são diferentes de agora, quase como viver uma nostalgia. A Janete é diferente daquela da terceira idade, que Silas conhecia tão bem.  E é essa nova versão que Silas, entre momentos divertidos e dramáticos, situações mirabolantes e densas, decide (re)conquistar.

 

 

Nicolás consegue dar humanidade aos personagens, naturalizando suas qualidades e defeitos e demonstrando toda a complexidade e imprevisibilidade da mente humana. Silas tem uma simplicidade genuína e ações um tanto atrapalhadas, o que provocará ao leitor aqueles sorrisos meio tortos de vergonha alheia. Já Janete possui tantas nuances, que vão se desvendando em camadas, exemplificando que o que somos é uma combinação de acontecimentos e escolhas.

 

O autor extrapola os questionamentos da narrativa promovendo a reflexão sobre aspectos da vida. Quem somos e quem eramos, pelo que passamos e quais situações nos moldaram. Silas está disposto a mudar tudo de seu passado, se isso o levar à Janete e é maravilhoso acompanhar essa jornada.

 


Adquira Janete: 

 


#Livro  


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!