Juca Pirama – Marcado para morrer: Reinterpretação de personagem clássico em fascinante aventura retrofuturista

Criado por -

Juca Pirama – Marcado para Morrer, do escritor Enéias Tavares, apresenta um carismático protagonista em meio a um misterioso caso.
 

Um importante barão do café desaparece e suas filhas, Cassandra e Cecília Gouvêa correm perigo. Sendo as herdeiras de grandiosos negócios, pessoas ambiciosas e com pouco escrupúlo estão de olho em tamanho fortuna. Para proteger elas, de forma improvável, Juca Pirama é escolhido para ser segurança. O malandro e charmoso Juca então é jogado em meio a uma trama que é bem maior do que aparenta.
 

O romance é inspirado no poema de Gonçalves Dias, I-Juca Pirama, e é o primeiro romance derivado da série A Todo Vapor, um projeto transmídia que envolve websérie, jogo de cartas, quadrinhos e romances que reinterpretam os heróis da literatura clássica nacional.
 


 

Passado em um Brasil steampunk retrofuturista, onde cavalos e máquinas a vapor coocupam as ruas, e a divisão social é clara, a obra consegue dar brasilidade e credibilidade a um cenário onde não apenas passado e futuro se cruzam, como ainda elementos de fantasia dão um toque a mais. Essa grande e ousada mistura resulta em uma aventura eletrizante, com cenas de ações intensas, onde o perigo e a eminência dos acontecimentos envolvem o leitor.
 

Enéias Tavares conduz a obra de forma descritiva, contudo objetiva, onde até mesmo a São Paulo dos Transeuntes Apressados, o cenário da narrativa, cria vida. É como se a cidade, com sua dualidade, sua população diversa, tivesse por si própria toda uma história para contar, e está é apenas uma delas.
 

O grande destaque do livro é sem dúvidas o protagonista Juca Pirama, e todo o seu desenvolvimento na história. Enéias Tavares não entrega o personagem de uma só vez, aos poucos é construído, peça por peça, a complexidade e ambiguidade de Juca. Um marginal? Um herói? Confiável? Valente? Desde o significado de seu nome (o que há de ser morto, e que é digno de ser morto), até sua forma de vida e seu misterioso passado servem como origem e justificativa de suas virtudes e vícios. E ao mesmo tempo que ao final da obra, há um maior entendimento de quem é Juca Pìrama, parece ter muito mais ainda a descobrir.
 

Caótico e ousado, Juca Pirama – Marcado para Morrer inicia a série de romances de forma promissora.
 
—————————————————————-


#Livro   ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!