Resenha: HQ “Bichos”, de Daniel Esteves, Alex Rodrigues e Al Stefano

Criado por -

Em Bichos somos apresentados a duas histórias curtas que assim como as capas ensinuam – nessa edição vira-vira – tem como destaque cães e gatos.

 

Sem apresentação, ambas as partes não utilizam de balões e descrevem situações além de nosso tempo: uma no passado e outra no futuro.  As duas histórias, que tem roteiro de Daniel Esteves, mostram os animais em eventos envolvendo abuso policial, opressão contra a minoria e choque cultural.

 

Na parte gato, uma ilha habitada por indígenas sofre com a invasão de colonizadores. Na parte cão, um camelódromo em uma cidade futurista sofre repressão policial. Em meio a isso tudo, os enigmáticos gatos e os leais cães aparecem ao lado dos oprimidos.

 

Alex Rodrigues, desenhista da parte gatos, possui detalhamento na composição dos personagens e cenários. Com quadros apresentando distanciamento, em sua maioria, torna a história em si como protagonista à predileção de destacar um personagem.

 

Al Stefano, responsável pela arte da segunda parte – cães – , traz quadros próximos em cenas dinâmicas e desenvolvidas, trabalhando com ângulos. Destaque ainda para a expressividade dos personagens.

 

Com elementos políticos e questionamentos sobre autoritarismo, Bichos mostra que a luta pela minoria deve sempre estar presente, sendo você humano, cão ou gato.

 

Gatos

 

Cães

#Quadrinhos   ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!