Resenha: “Passagem para a Escuridão”, de Danilo Sarcinelli

Criado por -

Sinopse: Noite após noite, as sombras travam uma batalha silenciosa pela alma do jovem príncipe Lúcio Dante. Há poucos dias de seu aniversário de dezoito anos, Lúcio se vê envolvido em uma série de eventos que o farão questionar tudo que sabe sobre si mesmo e sobre sua origem. Um atentado contra sua vida coloca a família real em estado de pânico, em especial às vésperas do regresso de seu tio César, o príncipe exilado. O fanatismo inconsequente de César levou seu pai, rei Augusto Dante, a bani-lo do reino e agora ele retorna, trazendo na bagagem um segredo capaz de mudar o destino da humanidade. A guerra contra os seguidores das trevas está para recomeçar e ambos os lados buscam seus reforços. Quando o sol se põe no paraíso, será preciso muita coragem para seguir em frente e enfrentar a escuridão.

 

 

Embate intrínseco entre o bem e o mal

“Demônios que se escondem sob a pele de homens e se aproveitam do desespero, desesperança e da ganância humana. ”

 

Passagem para Escuridão, livro de estreia de Danilo Sarcinelli, apresenta uma fantasia medieval crível, densa e obscura. Por entre os corredores do palácio muitos segredos se escondem, ninguém é o que parece e grande conspirações espreitam.

 

A cada página, apresentando uma crescente, os acontecimentos vão se desenrolando definindo destinos, abrindo pontas e revelando mistérios. A escrita em terceira pessoa reveza por diversas perspectivas – o que acaba por dar dinamismo à história – e cada uma acrescenta, a sua maneira, à trama geral. Sem pressa, e auxiliado por capítulos curtos, o primeiro volume consegue desenvolver diversos dos seus personagens, deixando claras as intenções e características, até certo ponto. Sempre salientando que as pessoas podem ser ambíguas e imprevisíveis.

 

O aprofundamento na descrição dos personagens, realizado através da exposição de memórias e da interação entre eles, possibilita ao leitor estabelecer empatia ou repulsa – ou ambos – .  Muito além de batalhas e intrigas, as figuras presentes na narrativa de Sarcinelli apresentam uma base emocional que as impelem a serem e agirem de certa forma. Seus sentimentos e motivações, que se apresentam de diversas formas, em sua maioria, tornam-os cativantes e verossímeis. Um dos méritos do autor, já que o estabelecimento de vínculos é de suma importância para que o leitor atinja um maior envolvimento na leitura e com a narrativa em si.

 

Apesar de Lúcio Dante ter um papel de destaque, o protagonismo do livro se mostra alternado. Em volta de uma trama maior, outros personagens são atuantes e importantes em diversos dos desdobramentos que ocorrem. E, muitas vezes, apresentam passagens mais vibrantes até mesmo que as de Lúcio.

 

O príncipe se vê envolto em situações traçadas pelo destino, em questões que vão além dele. O ponto alto de seu  desenvolvimento ocorre por conta de um embate intrínseco entre sua real natureza e sobre quem deseja ser. Esse conflito, muito mais profundo que qualquer perigo exterior, se revela ainda como outro ponto da complexa exploração do “íntimo” na obra.

 

De forma geral, a tensão presente ao acompanhar a narrativa, que assim como um quebra cabeça vai se revelando aos poucos, faz com que o leitor esteja sempre em busca de respostas – e temendo enfim encontrá-las.

 

Os diálogos intensos se aliam à descrições precisas, que acontecem de forma natural, conforme o desenvolvimento da trama, utilizando de pormenores somente quando necessário. Isso contribuiu para que Sarcinelli apresentasse uma narrativa bem trabalhada, cheia de ação, segredos e reviravoltas, em pouco menos de 300 páginas.

 

Outro aspecto muito interessante a ser destacado é o papel da política e religião nesse contexto, que serve como base para as ameaças que Lúcio deverá enfrentar. O livro retrata questões como ganância e fanatismo e, ao final,  apesar de elucidar o que podemos esperar da sequência, ainda nos submete a diversas outras questões intrigantes.

 

Em Passagem para Escuridão, fica claro que o destino pode ser imprevisível e impiedoso, e devemos temer as trevas que existem dentro de cada um de nós.

 

———————————————————————————————————————————————————

 

Danilo Sarcinelli é engenheiro formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas sempre teve a Literatura ao seu lado, antes mesmo das aulas de Cálculo e Termodinâmica. Foram muitas as referências de aventura e fantasia que o acompanharam desde a infância e há 15 anos começou a escrever suas primeiras histórias. Os anos se passaram e precisou se tornar esposo e pai para criar coragem de abraçar o sonho que esteve guardado no coração. Passagem para a Escuridão é seu primeiro romance publicado e a partida para uma nova fase de sua vida.


#Livro   ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!