50 anos de Legado Geek: 1966

Criado por -

Cinco décadas já se passaram desde o lançamento da primeira produção voltada para explorar temas como: o universo espacial, ficção científica e tecnologia. Lembranças inesquecíveis foram deixadas de registro na geração Geek que estava sendo formada desde então, entre filmes, séries, desenhos e HQs. Atualmente, há uma cadeia de produtos, resenhas e super produções voltadas para o gênero que mostram sua importância e diversidade, porém, há algumas décadas passadas observa-se o inicio dos primeiros lançamentos de obras audiovisuais e impressas que traduzem os primeiros passos para estabelecer de fato a cultura Geek.

 

Muitas obras que conhecemos hoje foram inspiradas em produções do passado. Sim é isso mesmo, e nós pouco suspeitávamos disso, o sucesso vem dos criadores que ousaram acreditar em seus sonhos e explorar outras galáxias e nos presentear com arte, conhecimento, hábitos e comportamento. Na década de 60 não tínhamos internet, mas havia imaginação, aliada a vontade foi o campo exploratório de projetos variados que nos conduzem a criação de um mundo nerd pouco conhecido até então.

 

É um momento nostálgico, contudo também é uma homenagem a esse conjunto de obras que marcaram a vida dos jovens do passado, ensinam aos jovens de hoje e irão inspirar aos jovens de amanhã. Como diz a máxima: Recordar é viver, e digo mais é aprender e assim recriar a vida em inúmeras possibilidades. Acompanhe os 50 anos de legado Geek no Brasil, curtam e apreciam essa arte que transpõe o tempo e se mostra cada vez mais interessante.

 

1. Star Trek/ Série

 

star truck ok

 

A série Star Trek, conhecida como Jornada nas estrelas foi exibida pela primeira vez no dia 08 de setembro de 1966. O norte americano Gene Roddenberry foi o criador, a temática da série era ficção científica e logo se tornou um sucesso, porém só durou três temporadas. Devido ao sucesso que conquistou foram criadas mais cinco franquias.

 

Trailer original de Star Trek

 

 

2. Fantasma /HQ

 

fantasma ok

 

 

O Destaque dos gibis da época é o Fantasma, o super – herói chegou ao Brasil em junho de 1966.O ponto de partida dos embates do fantasma é descobrir o assassino de seu pai e sua única pista é o cinturão roubado. Essa edição conta com 6 coleções. Colecionadores que desejam ter esse quadrinho ainda podem encontra-lo em sites especializados  e viajar por entre as 44 páginas.

 

3. Os impossíveis/ Desenho

 

the impossibles ok

 

Se hoje temos uma infinidade de super heróis e desenhos diversificados nos anos 60 era bem diferente. Hanna Barbera é o responsável por esse clássico que chegou as telinhas em 10 de setembro de 1966 e contou com 26 episódios. O desenho animado misturava rock, moda e aventuras divertidas do trio homem mola, multi-homem e homem fluído. Os Impossíveis tornou-se histórias em quadrinhos publicadas no Brasil pela Editora Cruzeiro.

 

 

4. Batman/ Filme

 

batman ok

 

O homem morcego já desperta um fascínio em muitas pessoas, sem dúvidas é um clássico do cinema, imagina na década de 60! Batman ao lado do seu fiel escudeiro, Menino – Prodígio caem em uma armadilha, além de terem que salvar suas próprias vidas, tem que impedir os vilões: Coringa, Pinguim, Charada e Mulher Gato de dominarem o mundo. O filme foi baseado nas histórias em quadrinhos criadas por Bob Kane. No cinema a dupla de heróis foi interpretada Adam West (Batman) e Burt Ward (Menino Prodígio). A direção do longa é de Leslie H. Martinson. Não é preciso mencionar o carinho dos fãs que fizeram o Batman colecionar várias geração de apaixonados pelo super -herói.

 

 

5. Viagem Fantástica/Filme

 

viagem

 

Imaginem um longa que envolve ficção científica e uma viagem de cientistas e médicos a bordo de um submarino no interior do corpo humano. Isso mesmo!Esse é um dos temas da super produção do filme Viagem Fantástica.  Um cientista sofre um atentado após desenvolver uma formula científica que pode tornar qualquer coisa em miniatura, seus amigos e grupo de médicos decidem realizar uma intervenção cirúrgica  no interior do seu corpo, pra isso eles são reduzidos a dimensões minúsculas e a bordo do submarino adentram no corpo do cientista. Uma aventura pra lá de emocionante repleta de efeitos visuais, fantasia, ação. Considerado um clássico do gênero. O roteiro é de Harry Kleiner e a direção de Richard Fleischer. Muitos livros já serviram de inspiração para filmes, mas este envolve uma situação curiosa, o filme foi a inspiração do livro Viagem Fantástica, de Isaac Asimov.

 

 


#Curiosidades   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!