Resenha: “Odisséia”, Ruth Rocha

Criado por -

A Grécia com todas as suas lendas e histórias representa um dos berços simbólicos e culturais da humanidade. Entre lutas homéricas, homens e deuses passaram coabitar nossa imaginação que vagueia no espaço para Atenas, Esparta, seja no Olimpo sagrado ou nos mares de Poseidon. Os contos e romances gregos até hoje reacendem nossa vontade de se aventurar para as terras intrépidas dos versos de Homero.

 

Quando pequena recebi um exemplar do livro “Odisséia”, de Ruth Rocha que narra a jornada de Ulisses. Esse foi o ponto de partida para uma paixão infinita sobre a grandiosidade das encantadas obras gregas.

 

Com ilustrações expressivas o rumo do livro é traçado através de uma briga entre as belas deusas do Olimpo, e no meio da disputa, a deusa Éris, mais conhecida como discórdia deixa sua marca. O livro demarca a bravura de Ulisses, herói romano que desejava intensamente retornar ao lar.

ruth-rocha-conta-a-odisseia-ilust-

Faça de sua leitura uma grande jornada e descubra a diversidade cultural existente neste romance e em tantos outros, como a Ilíada que estão imortalizados na memória popular, inicialmente repassados através da oralidade de tempos primórdios, contados com a simplicidade do povo e, hoje, recriados pela velocidade da Internet.

 

São histórias atemporais que evidenciam características humanas tais como: beleza, sensualidade, inveja, destino, sofrimento, persistência e fé, contidos num universo múltiplo que potencializam nossos medos e anseios. A força de Ulisses muitas vezes caracteriza, a nossa própria vontade de ir além, aí está a beleza do romance em criar através dos deuses a pulgente necessidade de transformar a vida, os sonhos a nós mesmos e fazer de cada dia um Olimpo de novas oportunidades.


#Livro   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!