Conhece o Dia do π (3/14)? Vamos comemorar!

Criado por -

Hoje, 14 de março, é comemorado o Dia do Pi! Por que será, né? (3.14) Acredito que todos já tiveram algum contato com Pi na vida. Ele que representa a razão entre o perímetro do círculo e seu diâmetro, recebeu seu nome próprio, a letra grega π, já que não pode ser representado com um número finito de algarismos. Tudo começou quando os egípcios descobriram que a razão entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro é a mesma para qualquer circunferência, e o seu valor é um número “um pouquinho maior que 3”. Esse “um pouquinho maior que três” acabou se tornando várias casas decimais.

 

Por volta do século III a.C., Arquimedes, famoso matemático da antiguidade, também calculou a razão entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro. Começando com um hexágono regular, ele usou os perímetros dos polígonos obtidos dobrando sucessivamente o número de lados até chegar a um polígono de 96 lados. Com isso, ele conseguiu para π um valor entre 3 10/71 e 3 10/70, ou seja, um número entre 3,1408 e 3,1428. Mas os matemáticos não pararam por aí.

 

Por muitos anos, vários matemáticos calcularam π, já que, quanto maior o número de casas decimais, mais se aproximavam realmente dele. Vamos dar uma pausa para a musiquinha feliz:

Continuando… Um dos cálculos mais impressionantes foi efetuado pelo matemático holandês Ludolph van Ceulen (1540-1610), que usou um polígono de 15 lados e dobrou o número de lados 37 vezes, obtendo um valor para pi com 20 casas decimais. Depois, ele usou um número de lados ainda maior e chegou a uma aproximação com 35 casas decimais! Uma curiosidade interessante é que sua esposa mandou gravar no túmulo o valor de π com as 35 casas decimais. Mas mal sabia ele que, um dia, computadores calculariam muito mais do que isso em questão de segundos. Em 1967, π já contava com 500.000 casas decimais. Em 2002, uma equipe da Universidade de Tóquio usou um computador Hitachi para calcular π e chegou a 1.241.100.000.000 dígitos.

 

Na maioria das vezes (e principalmente na escola), a gente só o conhece como 3,14. Mas tem muita gente por aí que se diverte vendo até onde conseguiu decorar π. Isso é até uma das diversas atividades que pessoas ao redor do mundo estão fazendo para homenagear a data. Em alguns locais, pessoas se juntam para discutir π e sua importância, mas tem até  gente que anda em círculos para comemorar o dia. Há cidades que fazem festas, como é o caso de Princeton, em Nova Jersey, onde também realizam atividades para comemorar o aniversário de Albert Einstein (também 14 de março). Outras pessoas preferem só comer um pedaço de torta, uma piadinha com pieπ.

 

Esse ano, a data se torna ainda mais especial, já que estamos em 2015. Ou seja, estamos em 3.14.15! Nada mais π que isso. Na verdade, se você quiser comemorar essa data com estilo, coma um pedaço de torta às 9:26:53 (3,141592653) 😉

 

Feliz Dia do π!


#Curiosidades   ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!