Sucesso a mais de 3 décadas o game e desenho animado “Pac Man”

Criado por -

Mesmo que você não tenha vivido nos anos 80 com certeza já deve ter jogado, ou então já ouviu falar sobre o jogo. O Mais QI Nerds falará sobre o jogo mais conhecido do mundo, que ganhou até um desenho animado, exibido pelo canal de Tv pago Gloob. Um detalhe que muita gente pode não saber, é que o nome original de Pac Man  é na verdade  Pakkuman e, sim ele foi criado no Japão.

Pac Man em 3D (Imagem: divulgação)
Pac Man em 3D (Imagem: divulgação)

É um jogo eletrônico criado pela Tohru Iwatani para a empresa Namco, e sendo distribuído para o mercado americano pela Midway Games. Produzido originalmente para Arcade no início dos anos 1980, tornou-se um dos jogos mais populares no momento, tendo versões para diversos consoles e continuações para tantos outros, inclusive na atualidade. A mecânica do jogo é simples: o jogador era uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, posicionado em um labirinto simples repleto de pastilhas e quatro fantasmas que o perseguiam. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade.

O jogo original rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 (como “Mrs. Pacman”, e “Pacman Jr.”, além de outros não relacionados, mais que seguiam o mesmo estilo), e posteriormente para diversos outros consoles e para o computador. Atualmente existem versões em 3D, outras em estilo “adventure”, sempre remontando ao personagem redondo e faminto do jogo original e seus perseguidores fantasmas.

A ideia do desenho original ocorreu durante um jantar com amigos, e deve-se a uma pizza sem uma fatia, que fazia lembrar uma boca aberta; assim tem origem uma personagem inspirada em Paku, uma personagem popular no Japão conhecido pelo seu apetite. A personagem e jogo tiveram o nome Puck-Man, do termo Japonês paku-paku, que significa a boca de alguém a abrir-se e fechar-se. Em 1980, a Bally comprou os direitos nos Estados Unidos; o jogo tornou-se famoso no ano seguinte.

Primeiro desenho animado de Pac man (Imagem: internet)
Primeiro desenho animado de Pac man (Imagem: internet)

No jogo os jogadores controlam Puckman, com o objetivo de comer todas as bolas (ou pastilhas) que se encontram espalhadas num labirinto, enquanto evitam quatro fantasmas (os Galaxians), ‘blinky’, ‘pinky dink doo’, ‘inky’ e ‘clyde’, que escapam de uma prisão. Em cada canto da área de jogo, estão pastilhas maiores que permitem Pac-man caçar os fantasmas, em vez de ser caçado, durante um curto período de tempo.

Em 1982 a 1984, a Hannah-Barbera produziu uma série animada baseada em Pac-Man, que chegou a ser exibida aqui no Brasil pela TV Bandeirantes em 1987 (programa ZYB Bom) e recentemente, no Sábado Animado pelo SBT. A série ao ser adaptada para o Brasil, verteu o nome de Pac-Man para “Comilão” e usa um chapéu referente de “Indiana Jones”. A série tratava das desventuras de Pac-Man e sua família (mulher, filho, cão e gato, todos criaturas de forma esférica).

Billy Mitchell é o detentor do recorde mundial do Pac-Man. O recorde – homologado pela Twin Galaxies, foi logrado durante uma disputa entre Estados Unidos e Canadá. Ele levou mais de 6 horas para completar o jogo, conseguindo alcançar a pontuação máxima do jogo que é 3.333.360 pontos. Para isso ele teve que completar 256 telas. E detalhe: não perdeu uma única vida.

Primeiro desenho de Pac Man:

 

 


#Cartoon   ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!