Estudo revela como seria o clima da Terra Média

Criado por -

Cientistas britânicos simularam como seria o clima da Terra Média, o mundo no qual se passa a história de” O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit“, obra do escritor J.R.R. Tolkien. O estudo publicado, foi  assinado pelo Feiticeiro Radagast, o Castanho.

 

Os pesquisadores injetaram a geografia da Terra Média, usando como base os mapas desenhados por Tolkien, em modelos de computador do mesmo tipo usado no planeta Terra pelo IPCC. O resultado da simulação, apresentou um clima temperado para a terra de Bilbo e Frodo, o condado, lembrando o centro – oeste da Inglaterra. Já Mordor, apresenta semelhanças climatológicas com Los Angeles. Segundo Radagast, mesmo desconsiderando a influência maligna de Sauron, Mordor teria um clima quente e seco e com pouca vegetação. Também, a maior parte da Terra Média seria povoada por florestas, se os Dragões, Orcs, feiticeiros, etc, não houvessem alterado a paisagem.

 

Map-of-Middle-Earth-lord-of-the-rings-2329809-1600-1200

 

Em comunicado, Dan Lunt, real responsável pelo estudo e fã de carteirinha de Tolkien, declarou que a simulação apesar de ser divertida, tem seu lado sério. “Uma parte central do nosso trabalho aqui em Bristol envolve a utilização dos mais avançados modelos para simular e compreender o clima da nossa Terra. E ao compararmos os resultados das nossas simulações com dados de observação relacionados com as alterações climáticas do passado – como, por exemplo, anéis de crescimento das árvores, amostras de gelo ou fósseis antigos de animais e de plantas – podemos validar os modelos climáticos e aumentar a nossa confiança na precisão das suas previsões para o clima no futuro.”

 

Segundo Richard Pancost (diretor do Instituto Cabot da Universidade de Bristol, que deu origem a este exercício),”Os modelos climáticos são baseados em processos científicos básicos, então podemos não apenas utilizá-los para a nossa Terra atual, mas também adaptá-los facilmente para qualquer planeta, real ou imaginário”.

 

Lunt, vulgo Radagast, apresenta simulações da Terra média e compara-as com simulações do planeta Terra nos tempos pré-industriais e da Terra de antes dos dinossauros, há 65 milhões de anos. E apesar de parecer brincadeira, as conclusões sobre a Terra Média são tão válidas como as que dizem respeito a Terra de acordo com o ponto de vista científico.

 

Você pode ler todo o estudo aqui (em inglês)

 

#Curiosidades   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!