Conheça a história do Halloween

Criado por -

O Mais QI Nerds gostaria de deixar registrado que no Brasil, não se comemora o Halloween, mesmo assim muitos ainda desejam ‘Feliz Halloween’. Temos o dia do nosso Folclore celebrado em 22 de agosto. Mas vamos falar sobre o que realmente é o feriado norte americano, que gerou vários e vários filmes e até especiais de TV de terror, dos mais clichês possíveis.

 

Primeiramente, o feriado tem origem européia que mais tarde foi passado para os Estados Unidos da América,  a festividade acontece um dia antes da “Festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão “All hallow’s eve”, que significa a “véspera de todos os santos”. Pelo fato do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “Halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.

 

No processo de ocupação das terras européias, os povos pagãos trouxeram esta influencia cultural em pleno processo de disseminação do cristianismo. Inicialmente, os cristãos celebravam a todos os santos no mês de maio. Contudo, por volta do século IX, a Igreja promoveu uma adaptação em que a festa sagrada fora deslocada para o 1° de novembro. Dessa forma, os bárbaros convertidos se lembrariam da festa cristã, que sucederia a antiga e já costumeira celebração do Halloween.Por ter essa relação intrínseca ao mundo dos espíritos, o Halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média, elas se tornaram ainda mais recorrentes, na medida em que a Inquisição perseguiu e acusou várias pessoas de exercerem a bruxaria. Da mesma forma, os mortos também se tornaram comuns nesta celebração, por não mais pertencerem a essa mesma realidade etérea.

 

Entre todos os desalmados, destaca-se a antiga lenda de “Stingy Jack”. Segundo o mito irlandês, ele teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Contudo, ao invés de saldar a dívida, Jack pregou a moeda em um crucifixo. Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o homem. Entretanto, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu por ter realizado um trato com o demônio. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, o demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna.

 

Agora sobre o Brasil, sim, fomos colonizados por Portugal , mas o feriado do Halloween não foi passado para o Brasil. Pois em Portugal , as coisas são diferentes, lá eles comemoram feriados sobre demônios,eles não vêem os demônios como algo ruim.E nos dias de hoje,  há uma divisão entre os brasileiros, tem gente que gosta do Halloween ( talvez por causa dos programas de TV norte americano) e até comemoram , já uma parte tem um certo preconceito com o feriado pois não faz parte da nossa cultura.

 

Um detalhe que vale ser mencionado, é que algumas pessoas reclamam das fantasias femininas que parecem ter saído de uma sex shop. Está rolando nos EUA uma campanha para as mulheres não usarem fantasias super sensuais(como enfermeira safada e etc) e, usarem a criatividade para se fantasiar de outras coisas.

 

O Mais QI Nerds não quer que você passe o dia 31 em branco , então aqui está uma lista de filmes de terror que você deve ver (se tiver coragem):

 

  • Qualquer coisa do Zé do Caixão (porque é nacional e é terror brasileiro)
  • O chamado (tente ver a versão japonesa)
  • Halloween (o Nome já diz)
  • Abracadabra (para ver com as crianças)

#Curiosidades   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!