Confira a origem da maldição de Sexta-feira 13

Criado por -

Muitos tem medo da sexta-feira 13, mas poucos sabem a origem dessa superstição. Muito embora não se saiba ao certo quando ela surgiu, algumas teorias existem ligadas estritamente à religião. A primeira hipótese seria de que essa data perseguiu Jesus Cristo em sua morte, sendo crucificado em uma sexta-feira, conhecida por Sexta-feira da paixão, e porque antes de morrer preparou uma ceia onde 13 pessoas estavam presentes.

 

Outras teorias datam muito antes de Cristo, essas surgiram pelos povos bávaros. Existem uma história que diz que 12 deuses foram convidados por Odin à um banquete. Loki, ofendido por não ter sido convidado, entrou de penetra na reunião e promoveu uma de suas prendas nada saudáveis que acabou matando Balder, uma das divindades mais belas da mitologia nórdica. Juntando Jesus e isso, temos dois exemplos para não se convidar 13 pessoas à uma festa.

 

Ainda nos povos nórdicos, tende-se o registro de que quando foram critianizados na época medieval, os povos bárbaros começaram a amaldiçoar como bruxa uma de suas deusas preferidas, chamada Friga (que também deu origem ao nome frigadag – Sexta-feira). Segundo os nórdicos recém convertidos, a deusa do amor e da beleza se reunia toda sexta-feira com mais 11 bruxas e o próprio demônio para rogar pragas à humanidade.

 

Sabe-se também que quando o poder monárquico foi consolidado na França, o Rei Felipe IV se sentia ameaçado pelo poder e influência da igreja dentro do país. Para controlar essa situação, tentou filiar-se a poderosa ordem dos Cavaleiros Templários e, assim como Loki, foi cortado da festa. Com raiva teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira dia 13 de Outubro de 1307.

 

Muitas teorias, muita superstição. Muitos Triscaidecafóbicos – quem tem medo da sexta-feira 13 – evitam ao máximo existir nessa data, tendo receio de passar por escadas ou encostar em espelhos com medo de quebrá-los. Outros, como a indústria de cinema aproveitam a superstição e criam filmes sensacionais como o icônico “Sexta-feira 13” do nosso amigo Jason. Aqui no Brasil, a sexta-feira 13 desse mês será bem lembrada pelo teatro Sesi Cultural. Acontece às 19 horas a primeira meia maratona de cinema e o tema escolhido para essa edição foi o terror.

 

Para essa primeira reunião foi convidado um time brazuca de peso: o sugestivo Zé do Caixão, personagem do cinema trash brasileiro criado por José Mojica Marins, sua filha Liz Vamp e o cineasta Rodrigo Aragão (“Mangue Negro”). O convidado para mediar o bate-papo entre eles é o músico Rogério Skylab. Também serão exibidos os longas “À Meia-noite Levarei sua Alma” e “Mangue Negro”. Se você não tem medo de inocentes gatos pretos, escadas e espelhos, aconselho a dar um passada por lá. Os ingressos custam apenas R$ 10 e a programação completa você encontra aqui . Também vale a pena conferir nesse fim de semana o Animaldiçoados (confira aqui), que vai de 7 à 15 de setembro no Rio de Janeiro.


#Curiosidades   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!