Seis clássicos para ler no Dia Internacional do Livro Infantil

Criado por -

Os clássicos infantis são os precursores na vida literária da maioria (na minha opinião) das pessoas. Não é de hoje que as obras fazem sucesso não só entre as crianças, como são leitura obrigatória para muitos adultos também. Pensando nisso separei 6 clássicos infantis com ensinamentos, e questões importantes tanto para os adultos como para as crianças.
 

O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen
 

Nesse famoso clássico infantil, um patinho diferente dos seus irmãos precisa encontrar o seu lugar no mundo. Na verdade, o patinho feio é um lindo cisne, porém, lá no início da história, seu ovo é chocado com os ovos de uma pata.
 

Assim, o estranho e suposto patinho é humilhado e perseguido por ser diferente, até que ele descobre a sua verdadeira identidade.
 


 

O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
 

O avião do narrador tem uma pane no Saara. Após sua primeira noite no deserto, o aviador desperta com uma vozinha que pede para ele desenhar um carneiro. A voz é de um menino louro que mora no asteroide B612. Ali, seus companheiros são uma rosa, três vulcões e os baobás. Os baobás são uma praga no asteroide do principezinho, por isso ele quer um carneiro, para comer as sementes de baobá, porém carneiros também comem rosas.
 


 

As Tranças de Bintou, de Sylviane A. Diouf
 

 

Em As tranças de Bintou, da escritora francesa Sylviane A. Diouf, a personagem Bintou queria ter tranças longas assim como as moças da vila africana em que vivia. Mas, segundo a tradição, representada na figura de sua avó, meninas não podiam ter tranças, somente birotes (coque). Então, um dia, Bintou ajudou a salvar dois meninos que estavam se afogando. Depois desse ato heroico, ela teve a chance de realizar o seu grande sonho.
 


 

Matilda, de Roald Dahl
 

Matilda é uma criança brilhante que cresceu em meio a pais grosseiros e ignorantes. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma, Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Quando Matilda descobre que possui poderes mágicos, Harry resolve enviá-la à escola. O local é controlado com mão de ferro pela diretora Agatha Trunchbull, então Matilda precisa usar seu talento especial para proteger seus amigos e sua professora.
 


 

O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett
 

Após ficar órfã, Mary Lennox se muda da Índia e vai morar com seu tio viúvo em uma grande casa cheia de segredos na Inglaterra. A mansão tem quase cem quartos e seu tio se mantém trancado lá. Durante a noite, ela ouve o som de choro em um dos longos corredores. Os jardins que cercam a grande propriedade despertam a curiosidade de Mary. Ao decidir explorá-los, a órfã descobre um jardim secreto, cercado por muros e trancado com uma chave perdida. Com a ajuda de dois companheiros inesperados, Mary descobre um caminho e se torna determinada a trazer o jardim de volta a vida.
 


 

Pollyanna, Eleanor H. Porter
 

Pollyanna é uma menina de onze anos, que após a morte de seu pai, um missionário pobre, se muda de cidade para ir morar com uma tia rica e severa que não conhecia anteriormente. No seu novo lar, passa a ensinar às pessoas o “jogo do contente” que havia aprendido com o seu pai. E muda a vida de todos ao seu redor.
 


#Livros   ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!