Feliz Aniversário: Pato Donald comemora seus 86 anos

Criado por -

Hoje dia 9 de junho, o Pato mais querido da animação, o Pato Donald comemora 86 anos. O personagem apareceu pela primeira vez no curta-metragem “The Wise Little Hen”, lançado por Walt Disney em 9 de junho de 1934. O curta foi lançado no Brasil com o título de “A Galinha Esperta” da série Sinfônias Tolas.
 


 

Donald foi aparecendo com mais frequência, nos desenhos do Mickey. Sempre inconformado que tudo dava certo para o camundongo, mas para ele não, após levar a pior diante de Mickey, comentava o seu bordão “Eu te odeio”. Apesar disso, a rivalidade era saudável, ambos eram bons amigos.
 

Primeiro desenho do Pato Donald “Don Donald”

 

Apenas em 1937 que Donald estreou seu próprio desenho animado ao lado de sua amada Margarida. O desenho era Don Donald. Seus sobrinhos  Huguinho, Zezinho e Luisinho apareceriam um ano mais tarde, no episódio Os Sobrinhos de Donald. O Pato Donald esteve também em DuckTales: Os Caçadores de Aventuras (1987-1990) e TV Quack Pack (1996-1997).
 


 

Donald ganhou muita popularidade internacionalmente nos quadrinhos entre o público infantil, inclusive em Portugal e no Brasil. Ele passou a ter “vida própria”, sem depender do Mickey, quando um dos animadores de Disney, Carl Barks, ao ficar encarregado dos quadrinhos, resolveu adaptar uma história originariamente escrita para Donald, Mickey, Pateta e Pluto, desenhando-a apenas com Donald e seus sobrinhos: Donald Duck Finds Pirate Gold (Donald Encontra o Ouro dos Piratas). Ela foi publicada em 1942 e pertence à série de revistas da Dell Comics chamada “Four Color”.
 

O sucesso da Disney nos quadrinhos deve em muito ao cartunista Carl Barks, apelidado de O “Homem dos Patos”. O grande artista produziu histórias até 1967. Criou quase todos os personagens coadjuvantes mais importantes das histórias do Donald: Tio Patinhas, o pato mais rico do mundo; Professor Pardal, o cientista maluco e Gastão, o primo sortudo, além dos vilões Maga Patalójika e Irmãos Metralha.
 

A Disney italiana foi a responsável por criar a identidade secreta, do pato Donald, o Superpato. No Japão, Donald também estrelou em mangás como a adaptação do videogame da Squaresoft: Kingdom Hearts. Donald é protagonista também dos games Quackshot (1991), Lucky Dime Caper (1991), World of Illusion Starring Mickey Mouse and Donald Duck (1992), Maui Mallard in Cold Shadow (1995), Disney’s Donald Duck: Goin’ Quackers (2000), e Disney’s PK: Out of the Shadows (2002), e é personagem jogável em Mickey’s Speedway USA (2000).
 

A voz “grasnada” de Donald foi criada pelo dublador Clarence Nash que até então era apenas um homem vindo da zona rural de Watonga, Oklahoma. Após Walt Disney o escutar recitando o poema “Mary Tinha um Carneirinho” (Mary Had a Little Lamb) com sua “voz de pato”, chamou-o para uma audição e imediatamente o contratou, adivinhando que havia escolhido a voz certa para o seu novo personagem, Donald. 
 

As primeiras dublagens em português de alguns desenhos, foram feitas pelo próprio dublador americano Clarence Nash. Clarence já havia dublado a voz do personagem desta forma nos filmes “Você Já Foi à Bahia?” e “Saludos Amigos”, não só em português, mas também em outras línguas como em espanhol. Clarence Nash permaneceu como a única voz do pato nos Estados Unidos até a sua morte em 1985, e, logo após, Donald passou a ser dublado por Tony Anselmo, que foi treinado pelo próprio Nash quando este ainda era vivo.
 


 

Fonte: Wikipédia

#Cartoon   ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!