Ana Lúcia Merege fala sobre sua parceria com o projeto Pegaí Leitura Grátis

Criado por -

O “Pegaí Leitura Grátis” é uma iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, criada em 2013 na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. São 6 anos do projeto idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura.
 

Entendendo o poder de compartilhar histórias, a escritora Ana Lúcia Merege, em parceria com a Editora Draco, disponibilizou seu livro O Tesouro dos Mares Gelados para fazer parte do projeto, assim, novos leitores puderam conhecer a história de Thorold, cheia de naufrágios, piratas e criaturas fantásticas.
 

“Há alguns anos, o coordenador do projeto, Prof. Idomar Cerutti, me contactou na qualidade de servidora da Fundação Biblioteca Nacional para cadastrar seu projeto num programa de encaminhamento de obras duplicadas. Fiquei conhecendo seu trabalho e, a partir daí, mantivemos contato. Quando o Pegaí fez parceria com uma gráfica para publicar obras em domínio público, ou cujos autores cedessem os direitos de publicação, ele me convidou para fazer parte, e a Editora Draco topou entrar com a parte do projeto gráfico, ISBN e tudo mais. Foram rodados milhares de exemplares de “O Tesouro dos Mares Gelados”, com disponibilização gratuita pelas estantes do Pegaí – recebemos uma cota de exemplares que foram doados a bibliotecas e salas de leitura ou presenteados. “, contou Ana Lúcia Merege ao Mais QI Nerds. 
 

Uma segunda obra da autora foi também publicada pelo projeto, Contos Fantásticos de Avós Extraordinários, que teve diponibilizado 5 mil exemplares, novamente em parceria com a Editora Draco. 
 


 

“O Projeto permanece aberto para as propostas de autores que queiram publicar suas obras, as quais, agora, são avaliadas por um comitê. Eu submeti duas obras e esta foi escolhida. Fiquei imensamente feliz por ver tudo acontecer de novo, com infraestrutura ainda melhor, por continuar contando com a parceria da Draco e, ainda, pela felicidade de ter como ilustrador da capa meu amigo Vilson Gonçalves, que a sincronicidade fez residir justamente em Ponta Grossa e que estava presente ao lançamento. São nada menos que 5.000 exemplares passando pelas mãos de leitores em várias cidades do Paraná, não é incrível? E quem não for de lá e quiser ler os contos pode acessá-los no meu blog“, disse Ana. 
 

Qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil ou do exterior, pode doar. São aceitas obras de poesia, soneto, romance, crônicas, contos, ensaios, gibis, entre outros. Quem quiser ajudar com trabalho voluntário, basta entrar em contato através deste formulário ou pelo email: contato@institutopegai.org.br.
 

“O Projeto realiza o maravilhoso trabalho de aproximar os livros dos leitores, contando com uma rede de pessoas que ajudam de várias formas para fazer isso acontecer. Pelo que vi, metade da cidade está engajada no Projeto por meio de voluntariado, patrocínio, doações de espaço físico, de publicidade… É um exemplo de como criatividade, boa vontade e iniciativa podem realizar grandes coisas!  E a partir do Projeto de disponibilização de livros surgiram várias outras ações, como o Hospital de Livros que funciona na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa – ele resgata não apenas livros, mas vidas, cidadania, dignidade.”, contou Ana. “Conheci o Idomar e um monte de gente maravilhosa, humana, cheia de empatia e vontade de fazer a diferença. É uma parceria que quero manter pela vida afora! “


#Livros   ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!