15 Curiosidades sobre a série Jeannie é um Gênio

Criado por -

Os anos 60 foram certamente de muita magia na TV. Após o grande sucesso da série A Feiticeira (Bewitched) no canal ABC, apenas um ano depois em 18 de setembro de 1965 estreou na NBC, Jeannie é um Gênio (I Dream Of Jeannie).
 

Criado e produzida por Sidney Sheldon, a primeira temporada da série não fez o sucesso esperado. E o boom só foi alcançado em sua segunda temporada, na TV americana. Diferentemente daqui do Brasil quando a série já estreou fazendo o maior sucesso, em 1966 na extinta TV Paulista. Para relembrar essa icônica série dos anos 60, listamos algumas curiosidades sobre a série que encanta há décadas muitas gerações.
 

1 – O criador da série Sidney Sheldon, também produziu diversos outros sucessos nas décadas de 60, 70 e 80. Como “The Patty Duke Show” (1963-1966) e “Hart to Hart” (1979-1984). Ele também é autor de alguns best-sellers, incluindo “O Outro Lado da Meia-Noite” (1973) e “Fúria dos Anjos” (1980). Infelizmente, ele morreu em 2007, mas seu legado perdura até os dias atuais.
 

2 – Durante os primeiros dez episódios, Barbara Eden atriz que interpretou Jeannie estava realmente grávida. Os produtores concordaram em esconder sua barriga grávida, com closes e os véus da personagem após muita insistência do produtor Sidney Sheldon.

 

3 – Jeannie teve que se adaptar aos padrões morais americanos da época, e apesar dos trajes serem um pouco curtos e transparentes pra época. A maior preocupação dos figurinistas era esconder o umbigo da atriz.
 

4 – Ainda sobre seus trajes, Barbara Eden se movimentava tanto que suas roupas constantemente rasgavam. Ela realmente deu muito trabalho aos figurinistas, e após o cancelamento da série poucas peças originais sobraram.
 

5 – Após a série chegar ao fim com cinco temporadas, a garrafa original em que Jeannie morava estava guardada no cofre pessoal de Barbara Eden. Anos mais tarde, ela acabou doando a garrafa para o Smithsonian Institution, em Washington, D.C., onde ainda é um dos adereços de TV mais populares de todos os tempos.
 


 

6 – Quando a segunda temporada do programa estreou, também foi a primeira vez que o público ouviu a icônica música-tema do programa “Jeannie”, de Richard Wess (1965-1966) e Hugo Montenegro e Buddy Kaye (1966-1970). E também foi quando apareceu a primeira temporada colorida.
 

7 – O primeiro episódio de “Jeannie É Um Gênio” foi filmado em Zuma Beach, em Malibu. O local deveria representar uma ilha deserta no Pacífico Sul. Porém, essas cenas foram filmadas no meio do inverno e o set estava congelando. Apesar do tempo frio, Eden disse que era seu episódio favorito, apesar de admitir que “estava congelando” o tempo todo.
 


 

8 – Durante toda a série, toda vez que Jeannie e Tony eram vistos entrando no quarto juntos, mesmo que ela se transformasse em fumaça rosa, Jeannie tinha que ser mostrada saindo do quarto. Tudo isso por causa de regras estritas de censura. Na época, era comum duas camas de solteiro serem mostradas em um quarto e um casal nunca ser visto dividindo a cama, mesmo se fossem casados.
 

9 – Eles filmaram com um leão de verdade, Barbara teria dito a Larry Hagman interprete do Major Anthony Nelson que ele precisava “ficar muito quieto” e permitir que o leão o sentisse. Depois disso, ela disse a ele para “inclinar-se para frente muito cautelosamente e acariciá-lo o mais suavemente que puder.” Hagman proclamou: “Eu não quero fazer amizade com nenhum leão!” e em seguida o animal rugiu com o pleno controle de um poderoso rei da selva no momento em que Hagman entrou no set para filmar.
 


 

10 – Em outro momento, sobre o episódio em que um leão verdadeiro foi usado no set. O leão soltou um rugido enorme e todas as pessoas do set fugiram do local. Porém, Barbara Eden não mexeu um músculo. Ela calmamente caminhou até o leão e começou a acariciá-lo. O leão logo recuperou a compostura e as filmagens foram retomadas.
 


 

11 – Durante a série, Barbara Eden era casada na vida real com o ator Michael Ansara, que participou de alguns episódios: ele foi um gênio azul furioso que perseguia o Major Nelson e também um militar conquistador que provocou ciúmes no Major.
 

12 – O produtor Sidney Sheldon adorou o filme “The Brass Bottle” e decidiu basear o programa de TV naquele filme. Ele gostou da ideia de uma gênia feminina bonita e começou a criar seu show em torno dessa premissa. Então, apesar de outras alegações, a série não foi uma fraude direta de “Feiticeira”, como algumas pessoas pensam há muitos anos.
 

13 – Barbara Eden foi incrível, sendo engraçada e ao mesmo tento sensual no papel de Jeannie. Ela era amada pelos fãs e críticos e seu papel principal no programa lhe rendeu duas indicações ao Globo de Ouro.
 

14 – O final da série não marcou o fim do tempo de Eden interpretando Jeannie. Ela voltaria para dois filmes de TV: “Eu sonho com Jeannie: 15 anos depois”, que foi ao ar em 1985, e “Eu ainda sonho com Jeannie”, que apareceu em 1991.
 


 

15 – O departamento de publicidade da NBC organizou um casamento falso para Eden e Hagman exatamente uma semana antes do episódio do casamento ser transmitido. Eles convidaram escritores de TV de todo o país para participar do casamento no “Officers Club”. O episódio do casamento foi odiado por ambos os atores e seus fãs. Em última análise, ninguém sentiu que as núpcias eram sinceras e eles se afastaram do show que foi cancelado logo após o episódio do casamento ser exibido.
 


 


#Seriados   ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!