Primeiro desenho animado da história completa 106 anos

Criado por -

O curta “Fantasmagorie”considerado pelos historiadores o primeiro desenhoanimado da história, completa106 anos desde a sua primeira exibição no cinema dia 17 de agosto de 1908, no ‘Théâtre du Gymnase’, em Paris. A animação de pouco mais de 1 minuto, criada pelo francês Émile Cohl é considerado o primeiro desenho animado semelhante aos modernos.

(Imagem: reprodução/Youtube)
(Imagem: reprodução/Youtube)

Com traços simples, Émile conta a história de um boneco que passa por diversas transformações juntamente com outros objetos que aparecem durante a narrativa, como plantas e animais. A animação se inicia com a própria mão do criador desenhando o palhaço que ao decorrer da história vira até um cavaleiro.

Com mais de 250 filmes produzidos entre 1908 e 1923, apenas 37 obras de Cohl permaneceram intactas ao longo dos anos. Para criar “Fantasmagorie” ele precisou de cerca de cinco meses até finalizar todo o material, foram utilizados 700 desenhos no curta.

A inspiração de Émile Cohl para a criação da animação veio de um movimento francês conhecido como “Les Arts incohérents” (A Arte Incoerente), o que resultou no tom “nonsense” do desenho animado.

Confira o curta:


#Cartoon   ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!