Criado por Francylene Silva - 19 de junho de 2019 às 11:28
POC-CON!, feira de quadrinhos e artes gráficas protagonizada por artistas LGBTQ+, acontece nos próximo sábado, dia 22 de junho, em São Paulo.
Organizada por Mário César (Bendita Cura) e Rafael Bastos Reis (Pornolhices), o evento aberto ao público contará com 50 mesas com artistas expondo seus trabalhos além de uma programação recheada.
Para te guiar no evento, o Mais QI Nerds fez uma série de matérias especiais sobre a programação. Nesta, confira a programação completa da Poc Con, que acontecerá ainda em outras datas e locais diferentes do evento principal.
Em parceria com a Casa 1, centro de cultura e acolhimento LGBTQ+, a Poc Con realizará debates no espaço. Quem for, pode ajudar o centro doando alimento não perecível, roupa ou material de limpeza ou higiene. Ou ainda ajudar por meio de financiamento coletivo no site: https://benfeitoria.com/casa1
O Galpão Casa 1 fica na Rua Adoniran Barbosa, 151 – São Paulo – SP
Debate sobre feminismo e questões de gênero nos quadrinhos e na cultura pop, com a participação de Lovelove6, Monique Moon, Ana Cavalieri, Diane Araújo e Screwp (Bruna Mayumi e Marcella Prado). Mediação de Clarice França, do site Nebulla.
Dia: 19 de junho
Horário: 19h
Representatividade negra nos quadrinhos e na cultura pop, com mediação de Andreza Delgado (PerifaCon) e participação de Johncito, Flávia Borges, Nina Satie e Marco ByM.
Dia: 20 de junho
Horário: 19h
Quebrando os padrões de gênero e o binarismo nos quadrinhos e na cultura pop, com mediação: Paula Ferreira (Tudo nada a ver) e partipacão de Ellie Irineu, Yuri Amaral, Alice Pereira (Pequenas Felicidades Trans) e Camila Abdanur.
Dia: 21 de junho
Horário: 19h
Para participar dos eventos da biblioteca é necessário realizar a inscrição. A Biblioteca Viriato Correa fica na Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana, São Paulo.
Artistas que trabalham com desenhos animados produzem conteúdo para o público infanto-juvenil conversam sobre mercado de animação e suas experiências. Com mediação de Leonardo Cesar, e participação de Heitor Pinheiro da Costa, Bela Nogueira, João Godoy e Vitor Moura.
Link para inscrição – https://forms.gle/
Palestra de Dani Marino do site MinasNerds sobre como os quadrinhos podem ser uma ferramenta para combater o preconceito.
Dani Marino é Mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e pesquisadora de Quadrinhos. Integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial – ASPAS, também tem graduação em Letras, com habilitação Português/Inglês. Dani Marino faz parte do MinasNerds, uma iniciativa criada para ampliar a voz e representar as mulheres no mundo geek e nerd.
Link para inscrição – https://forms.gle/
Um bate-papo com Laerte Coutinho, um dos maiores nomes do quadrinho brasileiro que levou as questões de identidade de gênero para a mídia e o grande público.
Lenda-viva dos quadrinhos nacionais, Laerte Coutinho começou a publicar na década de 1970 e fundou junto com Luiz Gê a revista Balão. É muito conhecida por suas charges políticas e tirinhas de humor para a Folha de SP e pelas saudosas revistas Chiclete com Balão, Geraldão Piratas do Tietê, Circo que fez junto com os grandes Angeli e Glauco pela Circo Editorial de Toninho Mendes. Também já foi roteirista e apresentadora de televisão e protagonista do curta Vestido de Laerte e do documentário Laerte-se de Eliane Brum e Lygia Barbosa.
Desde o início dos anos 2010, Laerte passou a se identificar como transgênero e tem colocado as pautas de identidade de gênero sob os holofotes da mídia e do grande público.
Com Mediação de Luiza Lemos, autora de Transistorizada.
Link para inscrição – https://forms.gle/
Uma conversa com o artista Gabriel Picolo sobre a experiência de trabalhar para o mercado estrangeiro.
Gabriel Picolo ficou famoso por conta de suas fanarts de Jovens Titãs e já desenvolveu projetos para a DC Comics, Blizzard, BOOM! Studios, Harper Collins e DeviantART. Recentemente, bateu todos os recordes de financiamento coletivo para histórias em quadrinhos com sua HQ “Icarus and the sun” que arrecadou quase U$ 600.000,00 (mais de dois milhões e trezentos mil reais) para ser viabilizada.
Mediação de Germana Viana autora de Lizzie Bordelo e os piratas do espaço, As Empoderadas, Gibi de minininha entre outros
Link para inscrição – https://forms.gle/
Um bate-papo sobre como começar a criar quadrinhos com conteúdo LGBTQ+. Com mediação de Clarice França e participação de Sasyk (Letícia Robini), Helô D’Angelo, Talles Rodrigues e MotoKa.
Link para inscrição – https://forms.gle/
A Cosplay Art em parceria com a Poc Con realizará um concurso de cosplay, onde além de se caracterizar como o personagem, os participantes deverão realizar uma performance de Lip Sync.
A melhor apresentação ganhará uma credencial para a CCXP 2019, o segundo lugar ganhará um voucher de R$500,00 no Mantra Tattoo e o terceiro receberá um kit do evento.
As regras do Concurso Cosplay Lip Sync Challenge da Poc Con podem ser lidas no seguinte link:
https://docs.google.com/…/1dyjc5wtBRshwtK1186PJg805fN…/edit…
E o formulário de inscrição pode ser acessado através do link:
https://forms.gle/vrPLhXAyHAqVXn9g7
A POC-CON acontece no sábado pré-parada LGBTQ+ de São Paulo, das 10h às 19h, no Osaka Naniwa-Kai (Rua Domingos de Morais, 1581 – próximo ao metrô Vila Mariana – São Paulo/SP). Entrada gratuita
Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!