Criado por Francylene Silva - 5 de outubro de 2022 às 11:21
O cenário nacional de quadrinhos encontrou no meio online um espaço importante de divulgação e publicação de novos títulos. Com os sucessos de “Arlindo”, de Luiza de Souza e “48km” ,de Iara Naika, entre outros, é impossível contestar a crescente visibilidade que as webcomics estão tendo, não apenas de fãs de quadrinhos, como ainda de editoras e do mercado como um todo. As mencionadas publicações, já finalizadas após anos de publicação, angariaram um público leitor, além de premiações.
Mas esse não é o ponto principal dessa matéria. Aqui, falamos agora sobre as webcomics que ainda estão no começo, que você pode acompanhar desde os primeiros capítulos. Temos desde de um esquadrão k popper a uma busca de Drácula por um namorado. Histórias para todos os gostos!
Confira a lista:
K-Star Squad, de Léo Himura
Em 2097 o mundo mudou, mas algo continua forte e vibrante: a música K-Pop! Um grupo de jovens rouba o coração de diversos rapazes e garotas pelo mundo afora. Eles são os KSD! O que seus fãs não sabem é que esses jovens são uma força de defesa que protege a Terra de invasores!
Onde ler: Tapas
“Eu sempre quis trabalhar com quadrinhos. Eu sempre quis trabalhar com RPG. É engraçado que depois de tantos anos de carreira numa área totalmente estranha aos quadrinhos (eu trabalhava com a área financeira), tenha me juntado a um grupo de amigos e fundado um estúdio de quadrinhos.
Uma coisa que sempre quis era juntar esses dois amores de alguma forma. Quando eu vi um Jam de criação de jogos de RPG eu pensei em fazer exatamente isso: criar um jogo de RPG pensando em algo que pudesse ser um quadrinho. K-Star Squad junta outras duas paixões atuais minhas, que são os super Sentai e o K-Pop. K-Star é esse Megazord de paixões pela arte e por tudo que a Indie vem lutando para tornar real.
Se você quer conhecer a Indie o melhor lugar é por KSD, nosso apelido carinhoso para K-Star Squad. Aqui você vai ter ação, música, alguns flertes e robôs gigantes. Porque quem não gosta de robôs gigantes?”
Léo Himura
“Princesa de Areia”, de Verônica Berta
Reflexões sobre auto percepção e validação externa.
Onde ler: Twitter / Instagram / WhatsApp
“Princesa de Areia surgiu a partir de conversas, reflexões e leituras que fiz a respeito de questões que afetam a maneira como pessoas, principalmente mulheres, se relacionam afetivamente.
Vi que muitas pessoas dão extrema importância para validação externa, têm auto estima baixa e obsessão por realizar o sonho do amor romântico. São comportamentos, crenças e desejos que podem nos deixar doentes ou dependentes emocionalmente de alguém, e, no limite, podem nos prender em relacionamentos abusivos. Inclusive facilitam que estejamos no lugar de objeto (e não sujeito) que o patriarcado precisa nos colocar para manter essa estrutura.
Princesa de Areia fala um pouco disso tudo sem ser tão explícita. Meu estilo de quadrinhos é um tanto poético e me inspiro em realismo fantástico, então leitores podem esperar histórias com esse tempero.”
Verônica Berta
“Você viu Vitor?” , de Rafael Bastos
Vitor fica invisível sempre que se aproxima das pessoas, acompanhe sua história ao entrar na faculdade e entenda seus conflitos.
Onde ler: Tapas
“Você viu Vitor? surgiu em um momento em que comecei a avaliar sentimentos e pensamentos. Fiquei um tempo avaliando coisas que aconteceram na minha vida, principalmente, no começo da juventude. Conforme eu ia organizando essas memórias, achei que seria interessante externalizar isso por meio de uma história, porque aí teria mais um motivo pra continuar cavando ainda mais essas memórias. Foi basicamente assim que vieram as primeiras ideias. O processo demorou muito tempo, porque envolvia lembrar de algumas coisas e estruturar minhas ideias em um roteiro muito maior do que já tinha feito até hoje. Para complicar, nesse meio tempo, ainda aconteceu uma pandemia!
Quem ler pode esperar uma história bem pessoal sobre se descobrir e se abrir para conhecer pessoas! E quem sabe… Acompanhar o processo do Vitor pode ajudar alguém nos seus próprios processos!”
Rafael Bastos
Iraúna do Olhar Âmbar – Gabriel Pieri
O quadrinho de terror e comédia segue a jornalista e autora do oculto Irene Nogueira, conhecida pela alcunha de Nera, especialista no sobrenatural e trevoso, porém anos de trabalho não a deixam mais ter vida normal, só encheção de saco.
Onde ler: Twitter
“Se trata dessa personagem que tem contato com o sobrenatural de apelido Nera e chamada de Iraúna por espíritos e criaturas, sempre acompanhada de cães espectrais infernais e sua assistente Nanda. É uma obra de “monstro da semana” de horror e comédia. Sempre fui fascinado por filmes e quadrinhos que tem essa temática do sobrenatural e terror e que também tem aquele toque de humor, então decidi fazer o meu, pra quem curte Bleach, Hellblazer, Yuyu Hakusho, Evil Dead, Dylan Dog, Billy e Mandy e jogos de terror espero que Iraúna do Olhar Âmbar caia no gosto de vocês!”
Gabriel Pieri
LEIA TAMBÉM: CUIDADO! CÃO BRAVO! Papo com Gabriel Pieri sobre o quadrinho “Malagueta” | Mais QI Nerds
Drácula quer um namorado – Felipe Soullep
Séculos como um vampiro imortal e poderoso o cansaram. Agora ele quer um namorado!
Onde ler: Tapas / Fliptru / Webtoon
“Cara, uma vez eu tive um sonho em que um vampiro vivia debaixo da minha casa. Eu era bem pequeno, mas nunca esqueci desse sonho. Não foi assustador, só curioso. Uns anos atrás resolvi fazer uma lista com todas as ideias que já tive para histórias em quadrinhos, por mais bobas que fossem, e resolvi anotar essa do vampiro debaixo da casa. Daí, em um dia qualquer de junho desse ano, eu lembrei disso e comecei a tentar desenvolver alguma trama em cima. No final, achei que seria engraçadinho o Drácula estar querendo ajuda para arranjar um namorado. Fiz um desenho bobo, postei e fiz a pergunta “leriam?”, esperando só a resposta dos meus amigos, né? A coisa saiu do controle. Depois de centenas de respostas positivas, resolvi botar a cabeça pra funcionar.”
Felipe Soullep
Leia também: Felipe Soullep apresenta a webcomic “Drácula quer um namorado” | Mais QI Nerds
#Quadrinhos Histórias em quadrinhos online; Nacionais; webcomics
Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!