Resenha: Desbrave o mundo nerd em “Tê Rex – Spoilerfobia”

Criado por -

Se você ama quadrinhos, trata livros como filhos, tem passaporte ilimitado para mundos fantásticos e teme os sinistros spoilers, você tem 100% de identificação com a dinossaura mais nerd que existe! Teresa Rex, ou como é conhecida Tê Rex, mostra em seu dia a dia os dilemas do mundo nerd.
 


 

Com roteiros de  Marcel Ibaldo (vencedor do Troféu HQMIX) e arte de sua filha de apenas onze anos de idade, Marcelli, “Tê Rex – Spoilerfobia” acompanha a tiranossaura protagonizando histórias de variados temas. Não somente os dilemas nérdicos são retratados – como não conseguir se conter em promoções de livros, aguardar desesperadamente pelo carteiro, e é claro, fugir dos SPOILERS – , como ainda assuntos como bullying, preconceito, sexismo, além de questões filosóficas.
 

Retratando uma moderna era pré-histórica, a obra é repleta de paralelos com o mundo atual. Com bom humor, e às vezes, umas pontadas no estômago, Marcel utiliza ainda de criticas sociais para destacar a pior face de humanos e dinossauros, apontando que estes podem ser cruéis ao utilizarem de questões tolas para tentar diminuir o outro por ser diferente, ou ter outro gosto.
 

Destaque para a sequência de Planetas dos Humanos – ou seria duzumanos? – ,  onde ao mesmo tempo que faz uma homenagem ao filme, que Marcelli entrega no prefácio ser um dos seus favoritos, levanta questões como racismo e as frágeis motivações que levam à guerra.
 


 

Seguindo o formato de tirinhas, algumas únicas, outras em sequência e utilizando de nanquim e aquarela, Marcelli experimenta ângulos e brinca com os quadros, apresentando personagens expressivos e de fácil identificação. Eles tem características marcantes derivadas de sua espécie, o que os diferencia. A Tê, por exemplo, possui os braços curtos, marca de tiranossauros, o que acaba a transformando em alvo de piadas.
 

Apesar de lidar com tantas questões complicadas, Tê Rex sempre se mostra forte, tendo o apoio dos amigos e diálogo sincero e aberto com os pais. Sendo hilariamente dramática em algumas situações, acaba sempre contornando momentos indesejados, seja com um rugido mais forte, seja resmungando sozinha e deixando para lá. Um verdadeiro exemplo de como levar a vida.
 


 

A personagem apareceu originalmente para uma série de marca-páginas pela Gibiteria Diagonal, de Porto Alegre, e depois começaram as publicações da tirinhas na internet. Spoilerfobia, publicado pela Avec Editora, compila algumas destas. O livro possui ainda galeria de convidados, com grandes nomes como Cris Eiko, Max Andrade e Vítor Caffagi, e linha do tempo desde 2015 mostrando a evolução do traço de Marcelli.
 


Marcel Ibaldo é um quadrinhista e diretor de filmes trash em curta-metragens. Integrante do coletivo Quadrinhos S.A., é autor de mais de 50 HQs publicadas, dentre elas The Choice, em parceria com Elton Keller,  e The Hype, em parceria com Max Andrade, e vencedora no 29º Troféu HQMIX.
 
 
 
 

Marcelli Ibaldo é uma jovem quadrinhista. Roteirizou o one-shot Closed Window aos sete anos (desenhado por Marcel Ibaldo e Elton Keller), teve participações desenhando fanzines e é responsável por desenho, arte-final e cores na série Tê Rex.


#Quadrinhos   ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!