Resenha “Tianinha: Efeito Retroativo”, de Laudo Ferreira

Criado por -

Retroativo (adjetivo)

  • .relativo, pertencente ou próprio do passado.

  • que retroage, que tem efeito ou influi sobre fatos passados.

 

 

Em “Tianinha: Efeito retroativo”, a protagonista é encontrada perambulando às margens de um lago na Índia, desmemoriada após ter ingressado no circo de performances eróticas de Theloniuos Blasco. Com a ajuda de um turista, aos poucos começa a recordar tudo que aconteceu.

 
O terceiro volume do quadrinho, escrito e desenhado pelo genial Laudo Ferreira, encerra o arco iniciado em O Ponto Transcendental. Ao mesmo passo que a narrativa se inicia no mistério do que ocorreu no período que ela não se recorda, esclarece pontos abertos sobre esse novo início da personagem. Tianinha busca por uma nova vida, mas o passado sempre se faz presente. Ficaria ela tentada a voltar ao que era?

 
Criada em 2000 para uma revista masculina, o questionamento do personagem se vale da forma como ela era retratada. Diferentemente das narrativas voltadas ao público masculino, o reboot iniciado em 2017 largou as histórias puramente eróticas e ampliou as possibilidades da personagem, indo além do retrato de uma loira voluptuosa pronta a satisfazer. Essa nova Tianinha busca o prazer, sim, mas tendo consciência de seu querer e autonomia.

 

 
Tianinha: Efeito retroativo conta com 24 páginas e pode ser adquirida na loja online do quadrinista – www.laudoferreira.com – e em lojas e bancas especializadas.


#Quadrinhos  


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!