Webcomic “Ignotos” homenageia clássicos da literatura fantástica brasileira

Criado por -

Ignotos, HQ de Gabriel Billy e Juan Melo, estreia com a proposta de reunir nomes da literatura fantásticas brasileira em uma aventura com ambientação steampunk/space Opera. 


O grupo é formado por Dr. Alpha de 1905, criado por Oswaldo Silva, Macário criado por Alvares de Azevedo em 1852, Oscar criado por João do Rio em 1910, Esphinge (James) criado por Coelho Neto em 1908, Simplício de “A Luneta Mágica” criado em 1869 e Funesta (A Rainha do Ignoto), de Emília de Freitas em 1899.

O nome da webcomic é uma referência a exatamente este último título, considerado o primeiro romance de fantasia brasileiro por alguns estudiosos, mas também pelo fato dos personagens serem um tanto desconhecidos. “Ignoto” significa desconhecido.


Leia a webcomic

 Confira a lista de personagens:

Macário:  Macário é o protagonista de uma peça escrita por Alvares de Azevedo em 1855. Na peça ele é um jovem que está em uma taverna onde pretende passar a noite quando um estranho lhe oferece vinho e puxa assunto com ele. Depois ele descobre que o estranho trata-se do Diabo. Ele não sente medo, acaba conversando com o diabo normalmente, discutindo coisas sobre o amor, problemas sociais, poesia e etc.

 

Na HQ, Macário é um poeta romântico que é seguido por um demônio. Ele não sabe sua ligação com esse demônio, nem por que somente ele consegue observá-lo.

Funesta – É a protagonista do livro A Rainha do Ignoto, livro escrito em 1899 pela escritora Emília de Freitas.  A personagem é a Rainha de uma ilha chamada de ilha do Nevoeiro. Uma ilha fantástica habitada apenas por mulheres. Funesta (um dos muitos nomes dela) e suas paladinas viajam pelo mundo fazendo boas ações. Ela é uma dama refinada, forte e inteligente,é intelectual, toca piano e tem poder de hipnose.  Tem dois navios a vapor, Que usa pra fazer suas viagens.

Ela é depressiva, mas não deixa ninguém percebe. Ela ajuda a todas a pessoas, mas no fim ninguém a ajuda. Suas companhias mais confiável são seu cachorro terra nova, Fiel, e seu macaco orangotango, King.

Beta/ Dr. Alpha – Esse personagem (Dr. Alpha) surgiu em 1907 no suplemento Tico-Tico pelo escritor e ilustrador Oswaldo Silva.  Era um personagem de aventura, ele monta uma nave espacial chamada Meteoro e com ela e seu uniforme especial(ver figuras abaixo, retiradas diretamente do “O tico tico”) passa a fazer viagens espaciais pelo sistema Solar. Descobre vida inteligente em Marte, vida em Jupiter e ruinas de uma civilização antiga na Lua, que era habitada pelos Selenitas.

Na HQ, Dr. Alpha se aposentou e no lugar dele está Beta, uma aprendiz dele. 

Esphinge – Personagem James do livro Esphinge lançado em 1907 por Coelho Neto. O personagem é um inglês que as vezes vem para o Brasil. Ele tem com corpo másculo e cabeça feminina.. Um acidente de bonde pegou duas crianças e mutilou corpo de uma e a cabeça de outra. Uma espécie de mago chamado Arat, fez uma operação magica e salvou o que dava de cada, juntando a cabeça da menina com o corpo do menino, surgindo James.. Ele cresceu e não sabe se sua alma é da menina ou do menino e isso o atormenta e Arat pouco antes de morrer diz q ele tem q descobrir esse enigma,  e que caso ele tenha ficou com as duas almas ele pode ser atormentado por resto da vida.. e James vive esse tormento viajando o mundo tentando descobrir sobre sua alma…  Uma busca para descobrir de fato quem ele é.

Na HQ ele tem  uma espada especial(herdada de Arat) [uma vez que ele no livro de coelho neto treina esgrima]. Ele é rico também, tendo a Herança de  Arat que o criou.

 Oscar: Oscar do conto “uma estranha moléstia” de João do Rio lançado no livro Dentro da noite(1910) , tem um olfato além do normal.. Ele sente todos os cheiros. De tudo.. sabe o cheiro de pessoas de longe, de perfumes, de lugares, de cidades… tudo tem um cheiro e ele reconhece todos..  Ele vive atormentado com esse excesso de cheiros querendo descobrir o motivo disso. Sua personalidade é pouco desenvolvida no livro, uma vez que é apenas um conto. Lá diz apenas que ele é um dândi, um termo que designaria uma espécie de homem com costumes nobres, mas que não pertence a nobreza, talvez fosse de classe média.

Na HQ ele segue essas características, mas desdobrei algumas novidades para ele.

Simplício: personagem do livro A Luneta Mágica(1869) de Joaquim Manuel de Macedo. Simplício é um personagem inocente e bobo que é enganado por todas pessoas, até que recebe de Armênio, um misterioso feiticeiro uma luneta mágica com o qual ele ve o lado mal das pessoas e das coisas, e posteriormente o lado bom.

Na HQ a luneta mágica de Simplício permite que ele veja diversas coisas invisíveis, como a verdade, espíritos, locais distantes e etc..


#Quadrinhos  


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!