Criado por Francylene Silva - 26 de janeiro de 2018 às 18:15
O dia do quadrinho nacional é dia 30 de janeiro, mas as comemorações em Belo Horizonte acontecem neste sábado, 27 de janeiro, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade. A data será celebrada com oficinas, palestras e uma feira de quadrinhos independentes
“O evento vai apresentar e promover um grande leque de artistas ao grande público. Mostrar que em Minas Gerais a produção de quadrinhos é constante, ininterrupta e para todos os gostos”, explica o organizador do evento e porta-voz da Representação de Quadrinistas de Belo Horizonte, Régis Luiz.
Diversos artistas mineiros marcarão presença no evento, vendendo revistas, livros, zines e desenhos originais e interagindo com o público. O evento acontece de 10 às 18 h e a entrada é gratuita. CONFIRME PRESENÇA!
——— Para quem não sabe, o dia do quadrinho nacional surgiu em 1984, onde a Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo instituiu a data, referência a primeira publicação de “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, de Angelo Agostini, em 1869, obra pioneira dos quadrinhos no Brasil. ———
Oficinas
13h- Como Fazer Quadrinhos sem Ideias
Com Ricardo Tokumoto
15h- Erotismo no Quadrinho
Com Aline Lemos
17h- Como finalizar um projeto?
Com Gabriel Nascimento e João Belo
Palestras
Todas as palestras são gratuitas. Os interessados devem comparecer 30 minutos antes do início de cada palestra. A sala está sujeita a lotação.
14h- Laboratório de Quadrinhos Potenciais
Com Jão e participantes do encontro
15h- Ao Redor da História – Como Divulgar seu Próprio Trabalho
Com Flávia Denise, Raíssa Pena e Helen Murta
16h- Independente X Editora – Qual o melhor caminho?
Com Carol Rossetti e Laura Athayde
17h- Autobiografia e Quadrinho – A Nossa Experiência como Inspiração
Com Aline Lemos, Laura Athayde, Ricardo Tokumoto e Fabiana Signorini
Exposições
“Shut Up and Listen! HQ , Cinema e Animação”
Exposição do projeto multimidiático “Shut Up and Listen” do autor Daniel Bretas.
Uma obra desenvolvida para várias linguagens artísticas como Quadrinho, cinema e animação. A exposição é composta por reproduções impressas, desenhos e páginas originais do quadrinho, esboços, fotografias e anotações do roteiro do filme. Além de cartazes feitos por ilustradores e artistas gráficos convidados a integrar o projeto de divulgação do filme.
“A Arte do Desenho” – Acervo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Desde os tempos mais remotos o desenho foi uma forma de conhecimento, sabedoria e até uma poética. A abordagem do desenho é complexa, por isso é difícil abrangê-lo nos seus diversos aspectos expressivos e na sua riqueza de possibilidades. A exposição convida o público a ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre o universo do desenho através da leitura dos livros em exposição.
#Eventos BH; dia do quadrinho nacional; fiq
Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!