Criado por Francylene Silva - 29 de maio de 2017 às 20:35
Ernie – que detesta esse apelido – se mete em um grande problema quando o diretor da escola descobre que ele espiava as meninas no outro pátio no intervalo das aulas. Sua punição é definida: recolher cinzas de zumbis na orla a floresta – isso mesmo, zumbis! – em um lugar nada amigável. Isto é o princípio do caos, após isso, o desastrado e detestado menino é “convidado’ a ajudar Aparelho Quebrado, uma ilha perdida por aí… em algum canto que ninguém sabe…
Esta é a premissa de “O Vidente do Aparelho Quebrado”, novo livro do escritor Baltazar de Andrade. Publicada pela Editora Estronho, a obra conta com ilustrações de Nanuka Andrade e Kamila Zöldyek. Para saber mais sobre como foi escrever essa história – um tanto peculiar – conversamos com Baltazar, que nos contou ainda qual será seu próximo livro.
Como surgiu a ideia de “O Vidente do Aparelho Quebrado”?
Essa idéia tem, mais ou menos, uns 5 anos e meio. Quando comecei, de maneira despretensiosa, minha esposa estava grávida e eu queria criar algo que minha filha pudesse ler um dia. Pensei primeiro em um conto infantil, então botei a mão na massa e, como esperado, errei a mão. Ficou mais maduro do que eu planejei, então acabei abandonando o projeto e só o retomando há um ano, por insistência do Samuel Cardeal. Desde então Ernie tem sido um personagem impulsivo que não faz nada do que eu mando, mas que me dá orgulho a cada página.
A história terá uma continuação?
Confesso que isso me fisga às vezes, eu realmente me apeguei ao personagem. O Vidente de Aparelho Quebrado foi pensado para ser uma única história, mas não resistir em deixar um ou dois ganchos para fisgar o Ernie de novo. Em resposta à sua pergunta: Eu não sei, sinceramente. Mas se fosse escrever outra história, focaria em outro personagem, deixo à cargo dos leitores adivinharem quem é.
Como foi ver a obra finalizada?
Eu solicitei as ilustrações ao Nanuka e a Kamila, dois dos melhores artistas que conheço. A grande surpresa foi o livro estar com páginas coloridas. Vendo hoje, não sei se poderia ser de outra maneira, a escolha da diagramação e das fontes… a Editora Estronho deixou ele perfeito, muito melhor do que eu poderia imaginar.
#Livros Baltazar de Andrade; Editora Estronho; O Vidente de Aparelho Quebrado
Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!