Criado por maisqinerds - 5 de março de 2016 às 19:56
Na última sexta-feira, dia 4, o universo Star Wars acordou de luto. O professor Tony Dyson, criador do querido robô R2 D2 foi encontrado morto aos 68 anos em sua casa. O que tudo indica é que Dyson faleceu de causas naturais e foi descoberto após um vizinho achar estranho a porta de sua casa aberta.
O professor desenvolveu o R2D2 a partir do projeto criado por Ralph McQuarrie (que também desenhou Darth Vader, C3PO e Chewbaca). Tony construiu 8 versões do droide, 4 produzidas para controle remoto, outras duas adaptadas para o ator Kenny Baker e uma descartável para o pântanos do planeta Dagobah em “O Império Contra-Ataca”.
Tony Dyson teve a oportunidade de trabalhar com aquilo que o motivou a amar a robótica, o cinema. E R2D2 foi sua maior obra. Antes o engenheiro trabalhava em uma fábrica de brinquedos infantis.
R2D2 foi um dos personagens mais importantes e é até hoje o meias amado pelos fãs da série. Na nova trilogia, ele foi o primeiro a ser incluído na lista dos originais que iriam reaparecer. Na saga, o droide teve destaque em ser de ajuda essencial a personagens como Luke Skywalker, Anakin Skywalker, Princesa Leia, Padmé e o mestre jedi Obi Wan Kenobi.
Em seu site Dyson conta que as pessoas sempre lhe perguntavam como ele conseguiu desenvolver o robô, na época um avanço da robótica, e qual a sensação de construir um ícone do cinema. Em entrevista ele conta que R2D2 foi resultado de um trabalho em equipe que foi desde a idealização de George Lucas, até a personalidade do robô introduzida por Kenny Baker.
Tony Dyson comentou que o período trabalhado em Star Wars foi “o período mais empolgante da sua vida”. Entre seus trabalhos estão “Superman II” e “007”.
Descanse em paz, Tony Dyson.
#Filmes criador r2d2; George Lucas; Lucasfilm; r2d2; Star Wars; tony dywon
Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!