Criado por Francylene Silva - 30 de julho de 2015 às 12:05
O jornalista, pesquisador e fanzineiro Márcio Sno decidiu compartilhar sua longa experiência com zines, publicações amadoras produzidas por fãs ou aficionados por alguma arte ou hobby, tranSformando-as no livro “O Universo Paralelo dos Zines”, fruto de uma pesquisa de oito anos. Lançado este ano pela Editora Timozino, o livro retrata o mundo dos zines em detalhes.
Em entrevista exclusiva, o autor contou sobre como surgiu a ideia de escrever o livro, além de descrever seu início como fanzineiro e comentar sobre a série documental que dirigiu sobre o tema, “Fanzineiros do Século Passado”.
Márcio Sno deixou ainda um recado para aqueles que queiram adentrar esse amplo universo: “Quem opta em ler zines, está interessado em sair do lugar comum, de conhecer coisas novas e ir muito além do que o mundo virtual e os veículos de comunicação em massa oferecem. Logo, quem lê zines é pessoa privilegiada, pois, além de ler algo diferente, ganha de brinde toda uma rede de pessoas que podem, em muito, acrescentar em suas vidas. E o mais incrível: você poderá até fazer o seu próprio zine! Tornando-se, além de leitor, um produtor! Veja as vantagens!”
MAIS QI NERDS – Como começou seu interesse por zines?
Márcio Sno – Começou em 1993, quando eu estava me aventurando pelo universo das bandas independentes e descobri que os zines eram os principais veículos de divulgação dessas bandas. Quando tive contato com um resolvi, imediatamente, a começar a fazer o meu! Daí segui no meio dos zines em várias frentes: editando, desenhando, colaborando para outros zines, passei a dar oficinas e pesquisar sobre o assunto.
Como surgiu a ideia de escrever um livro sobre zines?
Surgiu em 2007. Dois anos antes, fui convidado para dar uma oficina de zines no SESC Barra Mansa e, como estava um bom tempo sem editar, precisava me atualizar e oferecer um conteúdo teórico para o pessoal que participaria da oficina, criei a cartilha “Fanzines de Papel”, baseada em alguns textos, entrevistas com zineiros e pela experiência própria. Gostei do resultado e ampliei a pesquisa que resultou na segunda edição dessa cartilha de 2007. Meu objetivo havia ampliado e passei a buscar material de todos os cantos do mundo, uma vez que temos poucas publicações brasileiras sobre o assunto. Aprendi um pouco de inglês, espanhol para ampliar as pesquisas, o que foi um investimento perfeito para minhas pesquisas. Eu queria lançar um livro sobre zines e fiquei meio bitolado, buscando mais e mais fontes que falassem sobre o tema. Nesse meio-tempo, lancei três capítulos do documentário Fanzineiros do Século Passado e, enfim, em 2013, terminei a pesquisa e escrita. Mas só consegui lançar nesse ano.
Quanto tempo durou a pesquisa e como foi realizá-la?
Começo a contar a pesquisa a partir da primeira cartilha, em 2005. Logo, foram 8 anos de pesquisa e escrita. Me baseei em livros, artigos, documentários, palestras, eventos e nos próprios zines para chegar ao que eu concluí no livro.
#Livros Entrevista; Fanzineiros do Século Passado; fanzines; HQ; Livros; Márcio Sno; O universo paralelo dos Zines; underground; Zines
Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!