“Hellboy” completa 20 anos saiba como tudo começou

Criado por -

Dia 22 de Março é comemorado o aniversário da primeira publicação da série protagonizada por Hellboy, o demônio mais simpático dos quadrinhos. A data é conhecida agora como Hellboy Day. Porém sua primeira aparição foi na comic-con de 1993. Seu criador, Mike Midgola levou uma mini-hq de quatro páginas apresentando parte da trama e seus personagens a fim de conseguir uma editora para lançá-lo. Após ser rejeitado por executivos da DC Comics por terum teor muito sombrio e infernal, Mike consegue espaço na Dark Horse e lança em Março de 1994 a primeira revista em quadrinhos sobre Hellboy.

 

“Hellboy – Sementes da Destruição” se passa nos trâmites da 2ª Guerra Mundial, onde os Estados Unidos cria o Bureau de Pesquisa de Defesa Paranormal, uma divisão da polícia criada em resposta às pesquisas ocultistas que Hitler desenvolvia para somar à guerra.

 

Com ajuda de Rasputn e um grupo de pesquisadores do Oculto, Hitler incentiva às pesquisas. Na história humana, Rasputin foi o mago que se tornou lenda urbana na Rússia, era o conselheiro da família imperial czarista que após receber a confiança dos Romanos, começou a incomodar e despertar séries de tentativas de assassinato. A primeira foi um envenenamento num jantar imperial na qual sobreviveu por conta de uma úlcera. Isso só somou a sua fama de místico e o fez ser castrado e alvejado com 11 tiros. Sobrevivendo mais uma vez, os algozes de Rasputin jogaram-no nas profundezas do rio Neva de onde nunca saiu.

 

Enfim, é nesse cenário de guerra que surge Hellboy. Rasputin conhece Himmler, braço direito de Hitler, e o convence que existe uma arma capaz de realizar os planos do Fuhrer de vencer a guerra e dominar o mundo instaurando a raça ariana. Em 23 de Dezembro de 1944, o mago junto com os nazistas Klaus Werner Von Krupt, Leopold Kurtz, Ilsa Haupstein e Dr. Karl Ruprect Kroenen se exila numa pequena ilha da escócia com o propósito de invocar a serpente da revelação Ogdru Jahad, que seria trazido a terra por Anung un Rama para provocar o Apocalipse. Esta operação recebeu o nome de “Ragnarok”

 

Ao sul, na ilha de East Bromwich, cientes dos planos do Fuhrer, os aliados representados pela Sociedade Britânica Paranormal composta pelo professor Malcolm Frost da Universidade Blackfriar, Trevor Bruttenholm, o gênio psíquico e Lady Cynthia Eden-Jones, a maior médium da Inglaterra junto com o batalhão do Sargento George Whitman, do exército dos Estados Unidos e o herói Tocha da Liberdade, esperam a fim de impedir os planos do Eixo de se concretizarem. Mal sabem os nazistas que enquanto eles tentam invocar uma entidade, a, outra se manifesta bem nas mãos dos aliados.

 

Anung un Rama, o Hellboy, então é descoberto e criado pelo professor Trevor, conhecido como Dr. Brunn, que ensina os princípios humanos e o afasta das intenções iniciais de seus invocadores. Treinado para fazer parte do BPDP, junto com anfíbio humanoide Abraham “Abe” Sapien e a humana com poderes pirocinéticos Elizabeth “Liz” Sherman. O trio é responsável por viajar pelo mundo resolvendo mistérios que envolvem lobisomens, vampiros, monstros, fantasmas,deuses ocultos e toda sorte de poder místico, assim como sobreviventes nazistas que se mantém com ajuda de uma câmara criogênica, liderados pelo espírito imortal de Rasputin.

 

0041

A primeira parte de Sementes do Mal conta justamente a história da origem do Vermelhão, em paralelo à investigações do Bureau à mansão da família Cavendish, onde enfrentam o monstro responsável pela possível morte do Dr. Brunn. Na mansão, eles enfrentam os anfíbios humanóides e tem seu primeiro contato com Rasputin que tenta derrotar Hellboy com investidas sobre seu passado e missão inicial.

 

Com essa sinopse percebe-se que a história de Hellboy traz um ótimo contexto histórico com um mistério sombrio digno de Lovecraft (um dos gênios do gênero Horror junto com Edgar Alan Poe).  A trama do Vermelhão é considerada por muitos fãs do meio HQ como totalmente original pois Mike Midgola é responsável por todo processo de criação, desde desenvolvimento da trama e roteirista até ilustrador.

 

O Mais QI Nerds prepara hoje uma homenagem aos 20 anos de Hellboy e relembra seus filmes e HQs, desejando feliz aniversário ao demônio que conquistou leitores e artistas por seu coração gigante, humor negro e sentimentalismo que nos faz refletir sobre como uma ser infernal muitas vezes pode ser mais humano que a própria humanidade. Parabéns Hellboy!


#Quadrinhos   ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!