Criado por Francylene Silva - 23 de maio de 2013 às 20:07
Em 29 de janeiro de 1813 foi publicado o livro, que hoje viria a ser o mais famoso da escritora
Jane Austen, “Orgulho e Preconceito”. O livro que conta a história de Elizabeth “Lizzie” Bennet e sua relação com o soberbo Mr. Darcy levanta diversas questões como moral, cultura e casamento na sociedade aristocrática do século XIX, do ponto de vista de Lizzie. Nestes duzentos anos, a obra foi adaptada diversas vezes. Agora você poderá conferir algumas dessas adaptações.
Em 1940, a obra teve sua primeira adaptação cinematográfica com Greer Garson e Laurence Olivier nos papéis de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy. O filme ganhou o Oscar de Melhor direção de Arte em Preto e Branco.
O romance teve diversas adaptações para a TV, a mais famosa, produzida pela BBC em 1995, com Colin Firth no papel de Mr. Darcy e Jennifer Ehle como Elizabeth “Lizzie” Bennet. Dirigido por Simon Langton, a série conta com 6 episódios.
Com direção de Joe Wright, em 2005, “Orgulho e Preconceito” voltou as telonas, elogiado pela crítica especializada, levou 4 indicações ao Oscar. O papel de Mr. Darcy ficou para o ator britânico Matthew Macfadyen e Lizzie Bennet foi interpretado por Keira Knightley.
Lançado em 2009 e intitulado de “Kouman to Henken”, “Orgulho e Preconceito” foi adaptado para mangá. Inspirado na minissérie da BBC (1995) e no filme de 2004 protagonizado por Keira Knightley. Essa adaptação ficou por conta da mangaká Reiko Mochizuki, a obra não foi traduzida para a língua portuguesa.
A história de “Orgulho e Preconceito” acrescida de zumbis e com Elizabeth Bennet mestra em artes marcias? Sim, isso existe. O livro “Orgulho e Preconceito e Zumbis” misturou a bicentenária história de Jane Austen com mortos-vivos. O livro tem autoria creditada a Jane Austen e Seth Grahame-Smith, foi lançado no Brasil pela editora Intrínseca.
Essas foram algumas das adaptações dessa grande obra, que mesmo após mais de 200 anos continua apaixonando leitores de todas as idades, e sendo considerada umas das principais obras da literatura inglesa.
#Livros BBC; Colin Firth; Elizabeth Bennet; Greer Garson; Jane Austen; Jennifer Ehle; Joe Wright; Keira Knightley; Kouman to Henken; Laurence Olivier; Lizzi Bennet; Matthew Macfadyen; Melhor direção de Arte em Preto e Branco; Mr. Darcy; Orgulho e Preconceito e Zumbis; Reiko Mochizuki; Seth Grahame-Smith; Simon Langton
Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!