Grandes nomes da literatura em nova edição do Festival Relampeio

Criado por -

Arte, imaginação e ciência, são esses os três conceitos que formam o RELAMPEIO, festival internacional literário relâmpago que reúne convidados de vários países para discutir fantasia, ficção científica e horror e que neste ano chega à sua terceira edição. 

 

Gratuito, online e trilíngue, a edição deste ano do festival conta com grandes nomes, como a escritora mexicana Andrea Chapela e o norte-americano Brandon Sanderson, considerado um dos maiores autores de fantasia da atualidade.

 

Surgido em tempos pandêmicos, o festival nasceu em 2020 como um grito de resistência e existência, criando grande proporção em pouco tempo. “Como todas as coisas boas da minha vida, o Relampeio começou com uma DM da Ana Rüsche e da Jana Bianchi, chamando pra organizar um festival internacional online durante a pandemia. E aí eu nem lembro o que aconteceu que ele começou a crescer, ganhar braços, se tornou um evento quadrilingue, lançou cursos e até um livro. Hoje, o festival está mais enxuto, robusto e melhor que nunca. Aprendemos a concentrar nossos esforços para entregar o melhor possível”, contou Deborah Happ, que organiza a equipe de tradutores do evento.

 

“A proposta do Relampeio é ser um feixe de luz. Queremos aproximar o público da literatura insólita através de debates com autorias internacionais sobre temas que estejam em destaque no Brasil e no mundo. Mesmo com barreiras linguísticas e culturais, em muitos debates conseguimos perceber semelhanças de dores, anseios e esperanças entre escritores no mundo todo. Também queremos fortalecer o mercado da literatura insólita, dar destaque para escritores e profissionais da área, e unir a todos em debates e também em boas conversas!”, completou Lígia Colares, responsável por coordenar a comunicação do evento e mediadora da mesa ‘Insólito e Nacional: A cena brasileira de Fantasia, Ficção Científica e Horror’.

 

Outra palavra que é integrante do festival é acessibilidade. Desde o formato online, possibilitando a participação de pessoas de todo o país, e mundo. Até no trabalho de legendagem ao vivo, em português. Ultrapassando assim as barreiras da língua.

 

Priscila Saatmam, que organiza as redes sociais do Relampeio, destacou esse aspecto do evento. “Muitas pessoas querem estar presentes em eventos literários e por algum motivo de inacessibilidade não conseguem, seja por questões geográficas, sociais e/ou econômicas”. Ela ainda destacou a importância de se criar conexões na área. “Muitas vezes, não temos noção do funcionamento do mercado editorial no que se refere à ficção científica, fantasia, ficção especulativa, terror e horror, dentro e fora do Brasil. O Relampeio aproxima leitores e escritores, bem como profissionais do meio em mesas leves e com temas pertinentes”, disse.

 

O Relampeio 2022 acontece de 19 a 21 de agosto, no canal oficial do evento, onde é possível ainda conferir as últimas edições. A programação completa, que conta ainda com Aline Valek, Eric Novello, Chinelo Onwualu e Charlie Jane Anders, pode ser conferida no site oficial e nas redes sociais.

 


#Eventos   ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!