Veneta inaugura selo infantojuvenil com ‘Bertha Lutz e a Carta da ONU’, de Angélica Kalil e Mariamma Fonseca

Criado por -


Bertha Lutz
(1894-1976), cientista, feminista, política, militante sufragista, foi uma das poucas mulheres a participar da elaboração da Carta da ONU, documento criado em 1945 com a finalidade de selar um pacto de paz global. Com representantes de 50 países, predominantemente homens brancos, a brasileira lutou para que a carta contemplasse também o direito das mulheres. 

 

Inaugurando o selo infantojuvenil da Veneta!, Outro História | Oh!, o quadrinho assinado por Angélica Kalil e Mariamma Fonseca, vencedoras do Jabuti juvenil em 2021, e com cores de Faw Carvalho, tem como base um texto de memórias da própria Bertha para contar a saga dela na Conferência de São Francisco, onde a carta foi criada.
 

A obra traz ainda as biografias das outras 14 mulheres que participaram do evento, além de fotos da época e outros documentos que serviram de referência para a criação da HQ. Com mentoria da quadrinista Ana Luiza Koehler (Beco do Rosário), o projeto conta ainda com um texto sobre o contexto histórico em que se deu a criação da Carta da ONU e o surgimento das Nações Unidas assinado pela historiadora Teresa Novaes, professora da Universidade de Brasília.
 

Contemplado pelo ProAc, Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, em 2020, a obra já está disponível para compra
 


#Quadrinhos   ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!