Renata C B Lzz apresenta a HQ “Véu de Eriu”

Criado por -

A quadrinista Renata C B Lzz está lançando novo quadrinho. O Véu de Eriu remonta mitos do primeiro ciclo da mitologia irlandesa/gaélica. 
 

A HQ é uma das produções baseada em mitos islandeses que a quadrinista desenvolveu durante o período pandêmico. “Provavelmente por ter sido o lugar que consegui me segurar nesse período”, disse ela. 
 

Além de Véu de Eriu, a quadrinista fez cards dos Deuses Celtas;  versão do oráculo d’O Livro Celtas dos Mortos, de Caitlim Matthews; a Árvore da Vida Gaélica e ainda ilustrações. Ela contou também que a mitologia influenciou até as histórias do Universo Morteu.
 

Para saber mais sobre o lançamento, batemos um papo com a quadrinista:

 

Como surgiu a ideia do quadrinho? Como o descreveria?
 

O gibi é sobre alguns mitos do Primeiro Ciclo dos mitos Irlandeses/Gaélicos (são quatro ciclos no total), que venho estudando desde 2015 e me aprofundando desde 2019. A ideia surgiu em uma conversa com um amigo quando estava no início da produção dos cards dos Deuses Celtas (que no momento conta com mais de 60 deuses e tem muitos outros a caminho) e ele sugeriu fazer tirinhas com eles. No fim de 2020 apareceu alguns concursos para histórias curtas e resolvi aproveitar a ideia.
 

Quais foram as inspirações para criação da história?
 

As inspirações foram os livros Crônicas de Inis Fál, de Leonni Moura (que catalogou e colocou esses mitos de forma cronológica) e O Livro Celtas dos Mortos, de Caitlim Matthews (que transformou um dos mitos em oráculo). Além de conversas que tive com meu grupo de Druidismo sobre darmos um jeito de divulgar e fazer essas histórias chegarem nas pessoas, assim também surgiu o podcast interclânico Faça a coisa Celta.
 

Claro que além das inspirações relacionadas ao tema, tem as obras do Neil Gaiman, principalmente Sandman, são uma referência ENORME para trabalhos relacionado a mitos e tanto os gibis W.I.T.C.H. como os mangás da Clamp são mais referências para o visual. 
 


 

Conta um pouco sobre o processo de criação
 

Desespero de prazo? Hahaha Brincadeira. Muita conversa e pesquisa. A conversa com outras pessoas que também estudam esses mitos foi extremamente importante, pois existem diversas interpretações além de algumas versões registradas. Depois fui sentindo a história, como ligar cada uma de forma descontraída. As histórias em si foram feitas de acordo com os editais que fui participando (Skript Zine: Horror Cósmico e Western; Café Espacial), deles apenas o Horror Cósmico (lançada agora no segundo semestre de 2021) foi escolhida como artista convidada que é a história que abre o gibi Véu de Eriu. 
 

O quadrinho está sendo lançado em formato digital, o que acha do mercado na procura por esse tipo de formato.
 

A opção de fazer no digital foi a mais viável, na verdade. No início da pandemia lancei com a Mari Santtos o gibi “O Último Jogo” e, ao menos para mim, é difícil vender online, o que me faz ficar com muita revista em casa. Então, dependendo de como for no ano que vem, provavelmente imprimirei. Estou vendo a possibilidade de subir ele na Amazon também, pois as pessoas costumam ter mais confiança em adquirir material digital por lá.
 

Ao final do Gibi colocarei as referências de pesquisa para quem quiser procurar mais sobre o assunto e se for bem aceito farei mais volumes com outras histórias da mesma região.
 

O quadrinho pode ser adquirido em contato direto com a quadrinhista por Twitter e Instagram
 


#Quadrinhos   ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!